ROI: o que é o retorno sobre investimento e por que essa métrica é tão importante

31 maio 2022
A única maneira de uma empresa conseguir bom retorno sobre investimento é entender quais estratégias podem trazer resultados e aproximá-la de seus objetivos

Com tantas táticas de aquisição e retenção de clientes, descobrir o que é melhor para o seu negócio em particular pode parecer bastante complicado.

Felizmente, existe o ROI, uma das métricas decisivas dentro do marketing digital. 

Acompanhe o texto a seguir para entender o que é o ROI, a importância dele, como pode ser aplicado e quais são os benefícios disso.

O que é ROI? 

ROI é uma abreviação para retorno sobre o investimento. Como o nome indica, o ROI informa quanto dinheiro sua empresa está perdendo ou ganhando investindo em diferentes canais e estratégias.

Este é um indicador que informa o resultado exato de cada ação ou campanha da empresa, além de medir o custo de novas ferramentas e treinamentos em sua área.

Dessa forma, você pode ver quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão em funcionamento.

Essa métrica é importante porque permite avaliar como determinada iniciativa contribui para o desempenho de sua empresa.

Com base no ROI você pode planejar metas e resultados concretos e entender se vale a pena investir em determinado canal.

Para calculá-lo, basta fazer a seguinte operação: ROI = receita – custos / custos.

A receita é considerada o valor financeiro total recebido como resultado do investimento avaliado.

Por exemplo, em uma campanha de marketing, a receita consiste nos lucros específicos que são gerados a partir do orçamento alocado para a estratégia.

O custo inclui tudo o que o escritório investe para obter receita como contrapartida. É aqui que entram em jogo a tecnologia, os profissionais e os aspectos financeiros.

Break even

O break even (ou o ponto de equilíbrio de uma empresa) é um indicador usado para medir a linha entre lucro e prejuízo de uma empresa em um determinado período de tempo.

O ponto de equilíbrio é o ponto exato em que as receitas e despesas totais de uma empresa são iguais para um determinado período de cálculo.

Se o ponto de equilíbrio indicar prejuízo financeiro, significa que o lucro da organização naquele período foi menor do que o esperado (e vice-versa). Esse dado é importante para o cálculo do ROI das estratégias e das demais áreas de atuação.

Conheça os benefícios do ROI

Agora que você tem uma definição clara do que é o Retorno sobre Investimento, vamos aprofundar os benefícios de usá-lo no dia a dia.

Possibilidade de mensuração de resultados financeiros

Ao calcular o ROI, os profissionais têm a oportunidade de medir seus resultados financeiros.

Ou seja, você consegue avaliar com mais clareza qual o custo de certo investimento e verificar se o retorno está adequado.

Apoio na tomada de decisão

Outra vantagem do uso do ROI é utilizar a informação como ferramenta para a tomada de decisões estratégicas.

Ao medir a taxa de retorno do investimento, você pode determinar de forma mais confiável a viabilidade de um novo projeto ou se é melhor esperar um pouco antes de tomar uma decisão. 

Medindo a eficácia da organização

ROI é uma ferramenta de gestão estratégica. Em outras palavras, você precisa usá-la com frequência para manter a empresa eficaz, por exemplo.

Suponha que esse empreendimento esteja investindo continuamente em um determinado serviço ou estratégia.

Para saber se a ação está efetiva, nesse caso específico, o ideal é seguir com o uso da métrica para ver os impactos trazidos. 

Assim, se você achar que seus retornos são baixos, você pode definir medidas para tornar esse investimento mais eficiente.

Aumenta a motivação da equipe

Trabalhar com métricas hoje é uma das melhores formas de motivar sua equipe, independentemente do setor de atuação, pois facilita a entender o que precisa ser melhorado e como. 

Nesse cenário, considerando o cenário de construção, o ROI é uma ótima maneira de motivar os times de vendas e marketing de laje protendida quando você tem certeza de que os resultados estão sendo entregues.

Fácil de entender e difundir

A cultura organizacional costuma ser um grande obstáculo para o desenvolvimento de alguns negócios.

A introdução de novos sistemas de gerenciamento, outras ferramentas ou políticas que são significativamente diferentes da prática normal podem enfrentar algumas resistências no momento de implementação. 

Contudo, pela facilidade de cálculo, o ROI pode facilitar a adoção de novas práticas.  

Transparência  

Identificar projetos, produtos, serviços e outros fatores é muito mais fácil porque não é muito difícil de entender e tem flexibilidade para se aplicar em qualquer tipo de investimento. 

Os detalhes de cada investimento são esclarecidos e a administração pode processar tudo diretamente com os resultados reais fornecidos.

Como aplicar o ROI?

O ROI surgiu pela primeira vez como um indicador do mercado financeiro destinado a determinar a rentabilidade do investimento de uma empresa.

No entanto, ele é extremamente flexível e pode ser utilizado em praticamente qualquer área, tornando-o bastante conhecido em outros nichos como gestão de projetos, marketing e produção. 

É essencialmente útil para avaliar se um determinado investimento vale a pena – e é por isso que é tão importante para o e-commerce. Que tal conhecer alguns dos usos do cálculo do ROI?

Definição de objetivos

Abrir uma loja de corrimão de inox para escada, por exemplo, envolve fazer previsões de vendas. O total de vendas deve ser suficiente para pagar todos os custos de manutenção e ainda gerar lucro.

Uma das melhores maneiras de fazer essa estimativa é com base no ROI. Isso ocorre porque o ROI representa a relação entre as vendas totais e os custos totais de uma empresa.

Digamos que você esteja no seu ponto de equilíbrio hoje. Se você adicionar custos e receitas, o resultado será zero.

Logo, sua loja não está gerando lucro, mas sabendo qual é o ROI que você deseja, é possível determinar objetivos para isso e melhorar as campanhas e ações feitas.

Viabilidade

A implementação do novo CRM é um projeto frequentemente desenvolvido no e-commerce. Afinal, você precisa conhecer seus clientes e entrar em contato com eles. Mas sempre surgem dúvidas.

É o momento certo para investir? O que acontecerá com o ROI dessa nova ferramenta?

Conhecer o custo de implementação do CRM e os benefícios que o CRM pode trazer para o seu negócio, como melhor gerenciamento de leads, melhor comunicação e segmentação com base no cliente, ajudará você a prever o crescimento das vendas. 

Você pode usar essa previsão para calcular o custo da nova implementação de CRM, ou quaisquer outras soluções propostas, para que possa ver o retorno desse investimento.

Se valer a pena, você precisa prosseguir com o projeto. Se a mudança não aumentar as vendas de forma efetiva, você pode deixar esse investimento para outro momento.

Eficiência

Outra razão pela qual você precisa aprender a calcular o ROI é entender como as estratégias de marketing podem ajudá-lo a gerar receita.

Imagine investir em vários canais, como:

É preciso identificar qual dessas estratégias trará mais benefícios à manutenção a longo prazo – bem como qual será a menos vantajosa.

O cálculo de ROI fornece uma imagem precisa da contribuição de cada estratégia para a aquisição e promoção de tráfego de e-commerce.

Isso permite que você defina metas mais realistas para cada um dos canais envolvidos e também otimize seu investimento em marketing para alcançar o máximo de benefícios econômicos da empresa.

Aquisição

As empresas que estão de alguma forma conectadas à tecnologia e à Internet estão em constante evolução.

Na realidade, há novas soluções todos os dias, por isso é imperativo considerar se os investimentos valem a pena.

Hoje, os ROIs surgiram como um dos maiores aliados dos gestores, fornecendo respostas matemáticas às suas perguntas.

Por exemplo, suponha que você esteja investindo em um novo sistema de pagamento para sua loja online.

Com a variedade de opções oferecidas, esse sistema permitirá que mais pessoas comprem de você e agilize a gestão do seu e-commerce.

Isso significa que a receita da sua equipe aumentará em 20% e seu trabalho diminuirá em 10%. Mas será que o investimento realmente vale a pena? O ROI pode dizer isso!

Tomada de decisões

Por fim, o ROI auxilia grandemente na tomada de decisões estratégicas. Principalmente se você encara múltiplas oportunidades de crescimento e não sabe em qual apostar.

Em termos de resultados imediatos de marketing e vendas, bem como na capacidade de manter a relevância do mercado, o ROI tem um impacto profundo.

Portanto, use essas informações como ponto de partida para tomar as decisões certas e começar a ganhar mais dinheiro com o seu negócio.

As aplicações e vantagens destacadas aqui são os guias que você vai precisar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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