Pix Automático: entenda essa nova forma de pagamento

27 setembro 2023

O Pix tem uma trajetória meteórica. Lançado em 2020, ele ganhou ampla adesão e rapidamente se tornou um dos meios de pagamento preferidos entre os brasileiros. Desde junho de 2025, ele passou a ter mais uma funcionalidade: o Pix Automático. 

Esse recurso promete transformar ainda mais a relação entre consumidores e empresas. Ao automatizar pagamentos recorrentes, essa dinâmica tende a oferecer mais praticidade, segurança e abrangência do que os modelos tradicionais. 

Quer saber o que é o Pix Automático e como funciona essa função do meio de pagamento? Então continue a leitura deste post até o final! 

O que é o Pix Automático? 

O Pix Automático é uma funcionalidade dentro do ecossistema do Pix que permite a realização de pagamentos recorrentes automaticamente. O seu objetivo é facilitar a quitação de suas despesas rotineiras. 

Alguns exemplos são: 

Em geral, após a autorização prévia, as empresas podem debitar os valores referentes à prestação de seus serviços na conta do cliente via Pix, desde que ele tenha recursos disponíveis. Assim, o usuário não precisa se preocupar com atrasos ou com o horário de expediente bancário. 

Afinal, o Pix está disponível 24 horas, todos os dias da semana, permitindo a realização de pagamentos instantâneos em qualquer horário. É válido mencionar que a ferramenta funciona aos finais de semana e feriados. 

Como o Pix Automático funciona? 

O funcionamento do Pix Automático é bastante simples e acessível a qualquer pessoa física ou jurídica. Ele pode ser feito de três maneiras principais.  

Acompanhe! 

Via notificação pelo celular 

Nesse caso, a instituição do prestador de serviços envia uma notificação ao aplicativo do banco do cliente, informando-o sobre a possibilidade de autorizar o Pix Automático. O pagador confere os dados, como quantia, o recebedor, periodicidade e data do débito. Se tudo estiver certo, ele autoriza o cadastro. 

Pelo site do prestador 

Outra possibilidade é registrar o pagamento pelo site de quem recebe. Nesse modelo, o cliente escolhe pagar com Pix Automático, seleciona o banco e verifica os dados do pagamento. Depois, ele é levado direto para o aplicativo da instituição financeira para confirmar a autorização. 

Por QR Code ou Pix Copia e Cola 

A autorização do Pix Automático pode ser concedida ao ler um QR Code ou um código Pix Copia e Cola, com ou sem um pagamento na hora. Isso acontece com empresas que enviam uma conta ou que precisam da quitação imediata para liberar um serviço. 

Quais os benefícios do Pix Automático para consumidores e empresas? 

A possibilidade de usar o Pix Automático para pagar contas oferece diversos benefícios para consumidores e empresas. Para quem paga, essa é um modo de evitar a burocracia de fazer pagamentos ou transferências manualmente. 

Outra vantagem é a isenção de custos para pessoas físicas. Diferente de transferências agendadas ou débitos convencionais, que podem ter cobranças, o Pix Automático elimina despesas extras, gerando economia para o consumidor. 

A agilidade é outro ponto positivo, pois os pagamentos são processados em tempo real, independentemente do horário ou do dia da semana. Isso evita os juros e multas causados pelo atraso na quitação, ajudando o consumidor a se manter em dia com seus compromissos. 

Esse fator também beneficia empresas, que passam a receber o dinheiro no prazo certo. Logo, a dinâmica melhora o seu fluxo de caixa, considerando que os recursos ficam disponíveis para uso ou saque, sem depender da compensação de boletos e débitos convencionais. 

Conta como benefício a possibilidade de integrar os dados de pagamento com sistemas de gestão, como ERPs (Enterprise Resource Planning). O motivo é que as operações com Pix são registradas e rastreáveis, permitindo a integração dos dados com facilidade. 

Qual a diferença entre essa função e o débito automático? 

Embora ambos os modelos tenham o objetivo de facilitar o pagamento recorrente, o Pix Automático apresenta vantagens importantes em relação ao débito automático tradicional.  

Observe uma tabela com as suas principais diferenças: 

Característica  Pix Automático  Débito Automático 
Acessibilidade  Qualquer pessoa física ou jurídica  Restrito às instituições conveniadas e seus clientes 
Abrangência  Diferentes tipos de serviços  Limitado aos serviços conveniados a um banco 
Custos  Gratuito para pessoas físicas, mas pode ser cobrado de empresas  Podem existir taxas ou haver necessidade de contratar pacotes de serviços 
Prazo de recebimento  Instantâneo e em tempo integral  Depende do expediente bancário 
Autorização  Feita pelo cliente no celular, no site da empresa, QR Code ou Pix Copia e Cola  Feita pelo cliente por meio do banco com o qual o prestador tem convênio 
Integração  Facilitada pela infraestrutura do Bacen  Depende da compatibilidade do sistema do banco 

Quais os impactos esperados do Pix Automático no mercado? 

Considerando a praticidade oferecida pelo Pix Automático, espera-se que ele evolua a forma como empresas e consumidores lidam com pagamentos recorrentes.  

Conheça os pontos que podem ser otimizados com essa ferramenta! 

Digitalização e modernização das cobranças recorrentes 

A implementação do Pix Automático tende a reduzir o uso de boletos bancários, carnês e do débito automático tradicional. Com uma solução universal e padronizada, pagamentos como mensalidades, assinaturas, parcelas e contas fixas se tornam mais fáceis de automatizar. 

Inclusão financeira de pequenos negócios 

Antes, era difícil para as empresas oferecerem cobranças automáticas devido à burocracia e aos custos de fechar um convênio com bancos. Com essa função do Pix, qualquer negócio pode oferecer uma experiência de pagamento moderna e segura, sem depender de parcerias. 

Concorrência entre instituições financeiras 

Com o Pix Automático disponível para bancos tradicionais, digitais e fintechs, a tendência é uma corrida por oferecer melhores experiências ao cliente. Isso pode resultar em mais inovação e maior personalização nos serviços financeiros. 

Redução de custos operacionais 

Empresas podem gradativamente substituir sistemas caros de cobrança, como boletos com taxas de emissão, envio e compensação. Embora o Pix Automático possa ter custos para pessoas jurídicas, há instituições que as isentam de taxas, dependendo de suas políticas internas.  

Como você viu, o Pix Automático representa um avanço significativo no ecossistema de pagamentos brasileiro. O seu uso pode trazer mais comodidade, segurança e economia, tanto para consumidores quanto para empresas. Portanto, considere implementá-lo. 

O que você achou das informações contidas neste post? Aproveite e aprenda mais sobre o Pix, entendendo a sua função de parcelamento! 

Categorias