O cartão de crédito é uma das formas de pagamento mais populares no Brasil. As razões para isso incluem os fatos de que ele oferece aos consumidores a flexibilidade de parcelar suas compras e facilita o controle financeiro — quando utilizado com inteligência.
No entanto, apesar da popularidade dessa modalidade de recebimento, muitos vendedores ainda têm dúvidas se o pagamento no cartão de crédito cai na hora. Entender esse processo é importante para fazer uma gestão do fluxo de caixa mais precisa e evitar imprevistos financeiros.
Você quer saber quando o dinheiro do cartão de crédito cai na conta da empresa? Continue a leitura e confira!
Quando um cliente realiza uma compra no cartão de crédito, há algumas etapas que garantem que a transação seja segura e o valor seja transferido corretamente para a conta do comerciante. Elas ocorrem no pagamento realizado presencialmente e no digital — por meio de plataformas.
Para entender o processo, confira os principais passos realizados até o dinheiro cair na conta do vendedor!
Para começar, o cliente apresenta o cartão de crédito, seja em uma maquininha ou por meio de uma ferramenta digital. Se for uma compra presencial, o meio de pagamento é lido pelo terminal, que captura os dados — como o número, a data de validade e o código de segurança.
Se a operação for realizada pela internet, em vez de utilizar uma maquininha, o cliente insere as informações em um formulário digital. Esse procedimento garante que os dados sejam válidos e que o pagamento seja processado com segurança.
Na sequência, as informações são enviadas para a instituição financeira que emitiu o cartão, que pode ser o banco ou a operadora de crédito, para que o pagamento seja autorizado. Ela verifica se o cliente tem limite disponível e se não há restrições que possam bloquear a transação.
Dessa maneira, caso a margem seja suficiente e os dados estejam corretos, o pagamento é aprovado e a transação segue para a etapa seguinte.
Além desse processo de validação e autorização, há custos envolvidos para o comerciante, que são cobrados pelas empresas credenciadoras. Essas taxas variam conforme a operadora e o volume de vendas.
De modo geral, a empresa compra a maquininha ou paga um valor mensal fixo pela locação dela, além de uma taxa por cada transação realizada. No entanto, existem instituições que não cobram pelo aluguel do terminal, somente a porcentagem sobre o valor da compra.
Agora que você já entendeu como funciona a operação com a alternativa, vale destacar que o pagamento feito com cartão de crédito não cai na hora para o comerciante. Como você viu, existem algumas etapas de processamento, como a validação dos dados e a autorização da transação.
Elas tornam o recebimento um pouco mais demorado. Em geral, o comerciante pode esperar até 30 dias para que o valor da venda seja depositado em sua conta — por exemplo, quando a compra é realizada à vista.
Nas vendas parceladas, o montante geralmente é liberado conforme o cliente paga a dívida, o que leva mais tempo para o vendedor receber a quantia. Então esse aspecto deve ser considerado no planejamento financeiro da empresa.
Vale destacar que algumas empresas credenciadoras oferecem a antecipação de recebíveis. Nessa operação, o vendedor pode optar por receber o pagamento das vendas no cartão de crédito de forma mais rápida, com um pequeno deságio pelo processo.
É importante também entender a diferença entre os tipos de cartão. No débito, o valor da venda é processado e transferido para a conta do comerciante quase instantaneamente, em um prazo menor do que no crédito. O motivo é que a quantia é retirada diretamente da conta do cliente na hora.
Já no crédito, como visto, o valor da compra é autorizado e liberado, mas o comerciante só o recebe após a confirmação completa da transação — seguindo os prazos acordados com a operadora.
Portanto, enquanto o débito oferece um processo mais rápido e direto para a empresa, o crédito tende a demorar mais e pode envolver custos adicionais.
Para receber os valores das vendas no cartão mais rapidamente, você viu que é possível fazer a antecipação de recebíveis. Também é essencial evitar problemas com a conciliação de pagamento.
Esse procedimento verifica se o que foi registrado em sua plataforma de vendas corresponde ao que foi efetivamente transferido para a conta bancária. Problemas na conciliação podem ocorrer devido a discrepâncias nos valores ou transações não identificadas corretamente.
Ainda é possível que haja erros nos registros de pagamento. Saiba que, se eles não forem resolvidos a tempo, a liberação do dinheiro pode ser adiada.
Por isso, contar com ferramentas que auxiliam nesse gerenciamento é fundamental. A Equals oferece soluções para a conciliação de vendas com cartão, além de outros meios de pagamento, como boleto, Pix, carteiras digitais, apps de delivery etc.
Nossa solução também realiza a conciliação bancária, garantindo que todos os valores recebidos estejam de acordo com os registros financeiros da empresa.
Ademais, você conta com funcionalidades como:
A Equals também possibilita integração com marketplaces, ERPs (planejamento de recursos empresariais), gateways e sistemas TEF (transferência eletrônica de fundos). Dessa maneira, ela torna a conciliação mais eficiente e reduz os riscos de erros.
Conosco, você facilita o controle financeiro do negócio e contribui para o recebimento mais rápido dos valores de vendas no cartão de crédito.
Neste post, você entendeu como ocorre o processamento do pagamento no cartão de crédito e que o valor não cai na hora, pois depende de diversas etapas. Agora, vale a pena contar com ajuda da Equals para evitar problemas que podem atrasar o recebimento desses valores.
Você quer ajuda na conciliação bancária? Aproveite para conhecer mais sobre a Equals e melhore a gestão financeira da empresa!