Assim, a análise desses parâmetros deve fazer parte da rotina dos gestores e coordenadores da área financeira. Embora cada organização possua suas particularidades, existem KPIs que são essenciais para qualquer negócio.
Pensando nisso, neste post você conhecerá os 5 principais KPIs financeiros para acompanhar na sua empresa e entenderá a importância de considerá-los na rotina corporativa.
Confira!
Antes de conhecer os 5 principais KPIs financeiros, é interessante entender o conceito e sua importância. Essa é a sigla para key performance indicators que, em português, significa indicadores-chave de desempenho.
Trata-se de um conjunto de métricas utilizadas com o objetivo de medir os resultados de ações e estratégias adotadas por um setor fundamental para a empresa. Nesse sentido, os KPIs podem ser logísticos, de marketing e de recursos humanos, por exemplo.
Há também os KPIs financeiros — foco deste conteúdo. Eles são usados para analisar os dados relacionados a essa área. Ou seja, trata-se de indicadores que medem custos, receitas, lucros e prejuízos, entre outros aspectos importantes para o setor e para o negócio como um todo.
A partir dessas informações, o gestor pode fazer um diagnóstico preciso da situação financeira atual do negócio. Com isso, há como identificar problemas e fazer as intervenções necessárias de modo eficiente e mais célere.
Ademais, com os KPIs, se torna mais fácil projetar cenários futuros e traçar um plano de contingência. Então é possível evitar a ocorrência de eventos que possam prejudicar as finanças da empresa e comprometer o seu funcionamento.
Como você pôde perceber, os KPIs são fundamentais para qualquer setor — inclusive, o financeiro. No entanto, existe uma variedade de indicadores que podem ser usados dentro de uma empresa. Por isso, é preciso saber quais são indispensáveis para uma boa gestão em médias e grandes organizações.
A seguir, você conhecerá 5 dos principais KPIs financeiros para acompanhar na empresa Confira!
O faturamento é um dos KPIs mais importantes para o setor financeiro. Afinal, ele representa a receita bruta de uma companhia. Por meio dele, o gestor é capaz de acompanhar o desempenho das vendas realizadas dentro de um período — podendo ser mensal, bimestral, semestral ou anual.
O cálculo do faturamento é bem simples, pois basta somar o valor total das vendas do período a ser considerado. É possível analisar também os ganhos conforme os canais de distribuição e até mesmo de acordo com produtos ou serviços. Assim, há como identificar qual deles traz os melhores resultados para a empresa.
Outro KPI financeiro relevante é a lucratividade, que revela o quanto sobra, efetivamente, no caixa após pagar todos os custos e despesas do negócio. Dessa forma, é viável saber se a empresa tem recursos para distribuir aos sócios ou investir em seu crescimento, por exemplo.
Além disso, a lucratividade ajuda a medir a eficiência operacional. Isso porque, ao compará-lo com o faturamento, é possível analisar se os gastos estão elevados ou não. A partir dessa observação, a gestão pode traçar um plano para reduzir os custos, e assim, aumentar os lucros da companhia.
A fórmula para descobrir a lucratividade é esta:
Lucro líquido = receita bruta – custos e despesas – impostos
Para descobrir o índice de lucratividade, é preciso dividir o lucro líquido pela receita bruta. Para ter o resultado em porcentagem, você deve multiplicar o valor obtido por 100.
Entre os principais indicadores de desempenho financeiros também está o endividamento. Ele mostra o nível de dívidas assumidas pela empresa, seja com instituições financeiras, parceiros comerciais, fornecedores, entre outros credores.
Portanto, o indicador pode revelar problemas financeiros que, se ignorados, poderão comprometer o funcionamento e o crescimento de um negócio. Assim, é fundamental que o gestor descubra o motivo da dívida e busque soluções para resolvê-lo.
Para calcular esse KPI, basta dividir o total de passivos da empresa pelo total de ativos. Lembrando que o primeiro termo se refere aos compromissos e obrigações financeiras de uma organização. Já o segundo representa os bens e direitos que ela possui — como as contas a receber.
Esse KPI financeiro revela a capacidade de uma empresa em gerar dinheiro para arcar com os compromissos de curto prazo. Então o indicador pode evidenciar a possibilidade de inadimplência por parte da organização, em caso de baixa liquidez.
Por outro lado, se a liquidez for alta, ela pode indicar que o caixa está com muito dinheiro parado ou transformado em estoque. Diante disso, pode ser interessante analisar a viabilidade de aplicar esse montante em investimentos que ofereçam um potencial de retorno, por exemplo.
O cálculo da liquidez de uma empresa é dado pelos ativos circulantes divididos pelos passivos circulantes, com vencimento em até 12 meses. Assim, ao acompanhá-lo, portanto, você saberá se a companhia tem capital suficiente para pagar suas dívidas ou não.
Mais um dos KPIs financeiros para acompanhar em uma média ou grande empresa é o ponto de equilíbrio. Ele indica o momento em que as receitas e os gastos se anulam. Portanto, o indicador mostra o quanto o negócio precisa vender para arcar com todos os seus compromissos e, então, começar a lucrar.
Para obter o ponto de equilíbrio, é necessário aplicar a seguinte fórmula:
Ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas / porcentagem da margem de contribuição
Os custos e as despesas fixas são os gastos cujos valores não se alteram conforme o volume produzido ou vendido. Esse é o caso do aluguel de máquinas e da folha de pagamento dos colaboradores, por exemplo.
Já a margem de contribuição é o ganho bruto com a venda de produtos ou serviços. Ela é dada pela diferença entre a receita total e os gastos variáveis. Para ter o resultado em porcentagem, basta multiplicá-lo por 100.
Neste conteúdo, você pôde conhecer os 5 KPIs financeiros mais relevantes para as empresas de médio e grande porte e viu como eles funcionam. Ao considerar esses indicadores, portanto, é possível monitorar as finanças do negócio e alcançar uma gestão cada vez mais eficaz!
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