Indicadores financeiros são tão importantes para as empresas que é praticamente impossível almejar uma posição de crescimento no mercado sem saber o que precisa ser avaliado nesse caminho. É a partir de um acompanhamento bem estruturado da gestão financeira que os resultados vão sendo aos poucos (ou rapidamente) alcançados.
Para além dos dados financeiros mais comuns em uma análise financeira, como ativos e passivos, é importante considerar indicadores financeiros.
Indicadores financeiros são índices obtidos a partir de demonstrativos financeiros que vão ajudar a medir a escalabilidade e o desempenho do negócio para acelerar a tomada de decisões.
As organizações podem usar KPI’s sob diferentes prismas de análises, como a sua lucratividade, competitividade, liquidez, eficiência etc.
O acompanhamento e análise devem fazer parte da rotina da empresa e os indicadores financeiros precisam ser monitorados por todos do departamento de finanças.
São documentos financeiros indispensáveis para ter uma visão preliminar da performance de uma empresa. Os mais importantes são balanço patrimonial, declaração de renda, demonstração do fluxo de caixa, relatório anual.
São esses tipos de dados que ajudam os líderes financeiros a identificarem gargalos na administração, realocar recursos, eliminar despesas desnecessárias e controlar as entradas e saídas de dinheiro do caixa.
Medir esse índice financeiro é muito importante porque ele reflete que quanto maior a margem de lucro bruto, maior será a receita em cada venda realizada. O custo relacionado às vendas não considera despesas como aluguel, impostos ou juros. Mas os custos diretos são incluídos, como a mão de obra por exemplo.
(Receita – Custo das vendas) / Receita * 100
A receita se transforma em lucro em algum momento e esse KPI é responsável por fornecer esse dado. O resultado é obtido após subtrair custos variados da empresa, como as despesas operacionais, custos de mercadorias vendidas, impostos e juros.
Lucro / Receita líquida * 100
Esse indicador financeiro busca mostrar como a empresa está organizada financeiramente com as metas de curto prazo. E é exatamente por esse motivo que ter um grande capital de giro em um mês não significa que a empresa pode gastar mais do que ganha.
Ativo Circulante – Passivo Circulante
Esse KPI mede a capacidade da empresa em quitar suas contas no curto prazo. Comparado com os outros indicadores financeiros, o current ratio considera todos os ativos e passivos circulantes. Se o resultado for maior que 1, as contas estão indo bem; do contrário, a empresa não conseguirá pagar alguma obrigação.
Ativo Circulante / Passivo Circulante
O objetivo também é mensurar se uma empresa conseguirá cumprir com suas obrigações financeiras de curto prazo. A diferença é que são considerados apenas os ativos circulantes de alta liquidez, ou seja, os ativos que podem ser convertidos em dinheiro mais rápido, como as contas a receber, por exemplo.
(Ativo Circulante – Estoque) / Passivo Circulante
Basicamente, o objetivo é analisar quanta dívida da empresa é usada para o crescimento da organização. Ao fazer o cálculo, será possível constatar se o patrimônio líquido conseguirá quitar todas as dívidas se um dia o negócio precisar.
Índice dívida / Patrimônio líquido = Dívida total / Patrimônio líquido total
Esse KPI financeiro vai mostrar o número de vezes que uma empresa conseguiu vender todo o seu estoque, considerando o período contábil em questão. Esse é um ponto importante e precisa estar encaixado com o fluxo de caixa do negócio, pois, estoque parado é dinheiro parado.
Custo de vendas / (estoque inicial + estoque final / 2)
Quanto mais rápido as vendas a prazo se transforarem em dinheiro, mais fácil será para cumprir pagamentos de passivos. Se há muitos clientes inadimplentes ou com pagamento atrasado, é melhor reavaliar a política de compras parceladas para eles.
Receita / (Ativo total inicial + Ativo total final / 2)
O ROA reflete se uma empresa tem conseguido gerar cada vez mais lucro em cima dos seus ativos. Investidores sempre ficam atentos a esse índice financeiro porque dá a dimensão do crescimento da empresa e de como a alta gerência está empenhada em entregar melhores resultados.
Lucro líquido / (Ativos totais iniciais + Ativos totais finais) / 2
Esse indicador financeiro está inteiramente ligado ao interesse de acionistas no negócio. Esse índice reflete como a empresa usa investimentos de capital de investidores para gerar lucro para os acionistas da empresa.
Lucro líquido / (Patrimônio inicial + Patrimônio líquido final) / 2
A lógica desse KPI financeiro é que para ganhar dinheiro, você precisa “gastar”. O ROI analisa qual o retorno que o investimento de uma quantia em dinheiro trouxe para a organização. Avaliar esse índice é importante para a empresa porque ajuda a entender se os objetivos foram ou não alcançados porque a quantidade de dinheiro gasto foi ou não suficiente.
(Valor Atual do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento
O maior indicador de que sua estratégia de crescimento está começando bem é que você chegou ao final desse artigo.
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