As transações comerciais ocupam um lugar de destaque na gestão financeira das empresas. Com a transformação digital, os avanços tecnológicos e o surgimento das fintechs, as transações ganharam em mobilidade e diversidade, mas também sofreram mudanças significativas nos últimos anos.
Um dos maiores desafios do atacado e principalmente do varejo é ter uma gestão financeira transparente, onde o setor financeiro saiba exatamente todo o dinheiro que está entrando e saindo do negócio. Parece muito simples, mas não é.
Quando falamos em transparência nas transações, estamos querendo dizer que, dentro de uma empresa, o setor financeiro precisa estar ciente sobre prazos para pagamentos e recebimentos, valores, taxas, descontos, mensalidades etc.
Se isso é importante para a gestão financeira de pequenas e médias empresas, imagina para as grandes? Corporações com alto volume de vendas, que aceitam uma grande diversidade de meios de pagamento e atuam com operações complexas precisam ter um controle financeiro robusto.
Antes das dicas de como aumentar a transparência, você precisa saber, de fato, o que são transações financeiras, certo? Vamos lá!
Basicamente, transações financeiras se caracterizam pela troca de dinheiro entre dois agentes, seja qual for a sua finalidade. No mundo corporativo, acontecem quando uma empresa está pagando ou recebendo por algo.
Toda empresa precisa adquirir insumos para colocar em prática suas atividades, e para isso precisa pagar fornecedores, colaboradores e parceiros. O consumidor, por sua vez, paga à empresa pelo produto ou serviço oferecido.
E claro, toda transação financeira envolve um meio de pagamento, que determina como o valor será transferido de uma ponta a outra. Os meios de pagamento mais comuns são o cartão de crédito e o boleto, existem os já quase obsoletos dinheiro em papel e cheque, e os mais novos como NFC, QR Code, biometria, entre outros.
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A revolução dos meios de pagamento trouxe facilidade e praticidade para pagar e receber, mas também estabeleceu desafios para as empresas quanto a transparência e segurança das transações.
Uma gestão financeira transparente permite que as empresas tenham controle sobre suas operações, fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar e receber, entre outras movimentações.
A falta de transparência no setor financeiro de uma empresa permite erros que podem comprometer o negócio como um todo. Confira abaixo alguns deles, que acontecem principalmente nas transações com cartão de crédito, o principal meio de pagamento do varejo:
Cancelamentos: acontece quando o consumidor faz a compra, mas cancela a mesma dentro do prazo permitido por lei.
Chargebacks e fraudes: o chargeback ocorre quando o titular do cartão contesta a venda, alegando não reconhecer a compra, podendo ser por má fé ou fraude, no caso de cartão clonado.
Cobranças indevidas: ocorrem quando as operadoras de cartão (bandeiras, adquirentes e subadquirentes) realizam cobranças indevidas, descontando taxas diferentes das firmadas em contrato ou em duplicidade.
Do momento que o cliente passa o cartão até o recebimento pela empresa, existe um longo, porém rápido processo para que a transação seja concluída. E para isso, existem as operadoras de cartão. Conheça quem são abaixo:
Bandeiras: Visa, Mastercad e Elo são exemplos de bandeiras, que são responsáveis por fornecer a tecnologia (chip do cartão) que faz a criptografia dos dados do cliente e o intermédio com as adquirentes e subadquirentes.
Adquirentes e subadquirentes: são as empresas licenciadas pelas bandeiras que fornecem as máquinas de cartão, sendo responsáveis por executar as transações financeiras quando o consumidor passa o cartão. Alguns exemplos são Stone, Pagar.me, Rede e Cielo.
Bom, à essa altura, você já sabe o que são, de fato, transações financeiras, quem são os intermediadores dessas transações nas vendas com cartão, a importância da transparência e os riscos da falta dela para a gestão financeira.
Agora, vamos ao que interessa! Confira a seguir como aumentar a transparência nas transações financeiras da sua empresa:
Com um sistema antifraude, é possível fazer o controle por meio de banco de dados (Big Data), que reúne endereço de IP, localização e outras informações do consumidor como número do cartão de crédito, itens adicionados ao carrinho, entre outros dados, com o objetivo de analisar o risco da transação, a legitimidade do comprador e prevenir possíveis fraudes.
A conciliação bancária consiste em conferir e cruzar os dados disponibilizados pelas operadoras referentes às compras realizadas na sua empresa através de cartão de crédito e débito, e verificar se existem disparidades entre os valores recebidos, prazos estabelecidos e descontos cobrados. Por meio da conciliação, é possível identificar inconsistências, defeitos e até fraudes que podem acontecer nas transações.
Um sistema de gestão financeira permite a automatização de processos manuais, na maioria das vezes cansativos e repetitivos, que aumentam os riscos de erros e diminuem a transparência, por conta da dificuldade na obtenção de informações. Um sistema de gestão financeira é capaz de executar funções de controle financeiro, estoque, notas fiscais, compras e fornecedores, entre outros, além de gerar relatórios essenciais para a gestão do negócio, promovendo maior transparência nas transações financeiras.
Chegamos ao fim deste artigo. Você viu que a transparência nas transações melhora não só a gestão financeira das empresas, aumentando as vendas e a segurança das finanças, mas também dá mais credibilidade ao negócio perante o consumidor, que desfruta de uma experiência de compra mais ágil e confiável.
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