Marcando sua 13ª edição, o Fórum E-commerce Brasil 2022 aconteceu durante os dias 26 e 27 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Foram mais de 250 expositores, 20 áreas de conteúdos e grandes marcas como Americanas, Nubank, Mercado Livre e Shopify reunidos para apontar novas tendências e gerar insights para as mais de 18 mil pessoas presentes no evento.
O evento apresentou quatro plenárias principais, divididas entre Marketing & Vendas, Tecnologia & Inovação, Transformação Digital e Gestão & Operação, levando aos grandes palcos nomes importantes do mercado como Cecília Belele (vice-presidente de vendas LATAM da Validity), Zé Lucas de Paula (Head of Creative Works do Google) e Konrad Dantas (CEO & Founder da Kondzilla). Foram muitas horas de conteúdo e palestras que tiveram como destaque a abordagem de temas como Big Data, Logística, Experiência do Cliente e Inteligência Artificial.
Destaques do Fórum E-commerce Brasil 2022
Cecilia Belele, vice-presidente de vendas LATAM da Validity, falou sobre estratégias para o e-mail marketing. “É vital conhecer o cliente para que haja o sucesso da campanha. Para os profissionais de CRM, o primeiro passo é saber se os dados do consumidor estão corretos – só assim as empresas conseguem tomar decisões mais assertivas.” Dessa forma, é de extrema importância manter os cadastros atualizados. “Dados são tudo para CRM. Ter um cadastro organizado é crucial”, completou.
Outro tema bastante abordado entre os convidados e palestrantes foram as inovações para soluções financeiras. O Nubank garantiu que seu foco atual está em otimização de processos. Maitê Balhester, diretora de Engenharia de Software de Empréstimo do banco, disse que a proposta é entregar uma solução eficaz que não complique a vida dos usuários no dia a dia. “No final do dia, o cliente quer aplicativos que consigam suprir suas necessidades. Não adianta oferecer um produto que não seja prático, pois isso acarretará sua desistência”, aponta.
No plenário de Tecnologia & Inovação, foram abordados temas a respeito das mudanças no mundo do varejo. Silvio Meira, cientista chefe da TDS, falou sobre o meio “phygital”, que une processos do varejo no mundo físico com o digital.
Criatividade
Zé Lucas de Paula, Head of Creative Works do Google, palestrou sobre o Princípio da Incerteza e como a cultura de aprendizado pode influenciar na gestão de e-commerces. “Estou aqui para compartilhar os benefícios de se abandonar algumas certezas, principalmente no que se refere ao marketing, e, como nós no Google, ajudamos agências a construírem culturas de aprendizados a partir de uma nova metodologia”, iniciou.
Ele conta que quando entrou no Google no começo de 2022, sentiu a necessidade de desbloquear sua criatividade e encontrar novas formas de produzir. Segundo o Head, 49% da influência nas vendas está diretamente relacionada ao criativo, isso significa que trabalhos ótimos podem ser prejudicados se um banner for mal diagramado, por exemplo.
Se aprofundando no assunto, Zé Lucas faz uma análise do período atual. Crescemos tentando encontrar certezas que possam nos salvar em determinadas situações. No entanto, nem sempre dá certo. “Quando você percebe que o campo do conhecimento é maior do que aquele imaginado, entramos naquele paradigma socrático ‘Só sei que nada sei’”. Ele defende que é preciso se desvencilhar das certezas e abrir-se para novas possibilidades, só assim o indivíduo conseguirá viver tranquilamente no ‘vale das incertezas’. Ou seja, construindo uma nova cultura de aprendizado.
Varejo no Metaverso
Sabe-se que quando o assunto é tendência, Metaverso é um dos temas mais mencionados desde o último ano. Por mais que seu significado ainda não seja claro para todos, é comum que se refiram ao assunto como algo longe de nossa realidade atual – mas, segundo Daniel Bottas, CCO da 20Dash, se você pensa isso, está perdendo tempo.
O executivo admite que o tema é algo em desenvolvimento, e ressalta que o varejo dentro do metaverso é algo que ainda está no início. Entretanto, ele garante que já podemos imaginar o que há por vir: segundo dados apresentados, a Meta (antigo Facebook) deve criar 10 mil empregos nos próximos cinco anos relacionados a esse segmento. Paralelo a isso, é esperado que esse universo possa valer U$$ 800 bilhões até 2024, graças a um aumento no interesse pelo assunto, – principalmente durante a pandemia.
Ainda que isso seja apenas uma projeção, grandes marcas estão se arriscando e conseguindo ótimos resultados dentro deste segmento. Bottas ressalta que o dinheiro investido no metaverso já está pelo mercado, aguardando apenas desenvolvedores, ideias e empresas que acreditem nesse crescimento.
A 13ª edição do evento reuniu participantes de mais de 15 países e todos os estados do Brasil. O valor projetado de negócios iniciados ao longo dos dias 26 e 27 de julho ficou em aproximadamente R$ 1 bilhão. Outros pontos altos ficaram por conta dos palestrantes Fred Trajano (CEO da Magazine Luiza), Daniel Mazini (Country Manager Brazil da Amazon), Rodrigo Jorge (Diretor Executivo de Segurança da Informação da Neoway) e João Appolinário (CEO da Polishop).
A próxima edição do Fórum E-commerce Brasil está prevista para 2023, com expectativa de reunir um público ainda maior, palestras dos maiores nomes do mercado e promover cada vez mais discussões, networking e novos negócios para todo o mercado de e-commerce.