Dicionário financeiro empresarial: veja o significado dos principais termos do setor

23 fevereiro 2023
Um dos principais pilares para o sucesso de qualquer tipo de negócio é a gestão financeira. Nessa área, existem alguns termos específicos que coordenadores, gestores e diretores devem entender e dominar. Afinal, eles fazem parte do dia a dia de trabalho, das ações e das estratégias empresariais.

Contudo, nem todos os profissionais conhecem os principais termos do dicionário financeiro empresarial. Por consequência, eles acabam enfrentando dificuldades diante de determinadas situações do ambiente corporativo.

Para não ter esses problemas na empresa, acompanhe a leitura a seguir. Ao longo deste conteúdo, você conhecerá o significado dos principais termos do dicionário financeiro empresarial.

Veja!

Análise SWOT

A análise SWOT também é conhecida como análise FOFA, na tradução para o português. A sigla diz respeito às forças, oportunidades, fraquezas e ameaças ligadas a um negócio. Trata-se de uma ferramenta de gestão que permite analisar os prós e contras de uma organização.

Dessa forma, é possível entender o cenário competitivo de um negócio no mercado e o que pode ser feito para melhorá-lo, fazendo com que ele consiga prosperar no seu ramo de atuação. Além disso, essa análise possibilita compreender melhor como está o ambiente interno e externo da empresa.

Capital de giro

Um termo que é bastante usual em uma gestão corporativa é o capital de giro. Trata-se do dinheiro que uma empresa necessita para manter as suas atividades de forma saudável.

Para identificar o capital de giro disponível e avaliar se ele está adequado às finanças corporativas, é preciso subtrair os ativos circulantes dos passivos circulantes do negócio.

Os ativos circulantes são dinheiro em caixa e na conta bancária, títulos e juros a receber, inventário e estoque, entre outros. Já os passivos circulantes são representados pelos impostos, pagamentos de funcionários e fornecedores, aluguel, contas mensais etc.

Despesas

No dicionário financeiro empresarial, as despesas representam todos os gastos que a companhia tem para se manter funcionando. Elas estão relacionadas, por exemplo, aos gastos com aluguel, folha de pagamento, contas de água, energia, internet e telefone, impostos etc.

As despesas podem ser classificadas como fixas e variáveis e uma análise mais aprofundada desses termos pode ajudar a empresa a ter um orçamento mais enxuto e alinhado às suas necessidades.

Faturamento

Além das despesas, outro termo de fácil compreensão quando o assunto é gestão financeira empresarial refere-se ao faturamento. Ele corresponde à soma de todas as quantias que uma empresa recebeu ou terá direito de receber em um determinado período pelas suas vendas.

Por meio dele, é possível observar quais produtos e serviços geraram mais retorno, quais deles tiveram um desempenho abaixo do esperado, entre outras informações relevantes.

Além disso, por meio do faturamento, as empresas podem demonstrar o potencial que o negócio tem, por exemplo, ao buscar parceiros e investidores.

Filial

Ao expandir as suas operações, uma companhia pode abrir diversas filiais. Trata-se de uma nova unidade da organização que segue as mesmas diretrizes, padrões e regras da matriz, que é a sede principal de uma empresa.

A matriz refere-se à empresa-mãe, que possui outros CNPJs atrelados ao seu nome — as filiais. Ademais, vale ressaltar que, diferentemente de uma franquia, a filial pertence ao mesmo grupo empresarial.

Fluxo de caixa

Outro termo que faz parte do dicionário financeiro empresarial e que muitas pessoas já ouviram é o fluxo de caixa. Ele consiste no registro e acompanhamento das entradas e saídas de dinheiro de uma empresa.

Ou seja, o fluxo de caixa mostra quanto uma organização está ganhando e quanto ela está gastando. Por meio dessa ferramenta, coordenadores, gestores e diretores podem fazer um planejamento muito mais adequado e eficiente pensando na manutenção e expansão do negócio.

Ademais, vale ressaltar que há diferentes tipos dessa ferramenta contábil. Há o fluxo de caixa direto, indireto, livre, projetado e o descontado. Cada um tem particularidades que devem ser observadas na hora de criá-los e analisá-los.

Gravame

O gravame consiste em um registro lançado sobre um bem para informar que ele está ligado a um contrato, como o de financiamento. Dessa forma, ele serve como uma garantia de uma operação financeira que ainda não foi totalmente quitada.

Margem de lucro

Um assunto de grande interesse para as empresas é a margem de lucro. Afinal, o termo tem relação com os ganhos que uma companhia obtém ao vender produtos ou prestar serviços, considerando o desconto de custos de produção e despesas operacionais.

Essa margem é representada em porcentagem e para calculá-la basta dividir o lucro pela receita total e multiplicar o resultado por 100.

NF ou NFe

Quando uma transação comercial é efetivada, a empresa deve gerar uma NF ou uma NFe. NF é a sigla para nota fiscal. Já NFe é a sigla para nota fiscal eletrônica. Ambas consistem em documentos que servem para registrar, comprovar e formalizar a venda de um produto ou a prestação de um serviço.

A emissão de notas fiscais é obrigatória para todas as empresas do Brasil. A exceção ocorre apenas para quem atua como MEI (Microempreendedor Individual) quando as negociações envolvem pessoas físicas.

Pró-labore

Mais um termo comum do dicionário financeiro empresarial é o pró-labore, que se refere à remuneração paga ao sócio que possui funções administrativas em uma organização.

Na prática, ele é uma espécie de salário (mensal e fixo) que os sócios de uma companhia devem receber. Vale destacar que o seu pagamento é obrigatório, segundo a Lei n.º 8.213 de 1991.

Remessa

Em operações financeiras ligadas ao exterior, é comum se deparar com o termo “remessa”. O processo consiste na transferência internacional de dinheiro. Então, ela ocorre quando uma pessoa física ou jurídica envia recursos financeiros para outro país.

Nesse caso, o termo envolve uma transação financeira envolvendo o câmbio e que pode abranger tanto o envio quanto o recebimento de dinheiro de outros lugares.

Ao longo deste post, você viu o significado dos principais termos do dicionário financeiro empresarial. Como você aprendeu, há diversos conceitos importantes que os profissionais da área devem entender e dominar para fazer uma boa gestão das finanças da empresa.

Por fim, salve este post na barra de favoritos do seu navegador. Assim, sempre que você tiver alguma dúvida sobre um determinado termo, basta recorrer a ele para esclarecê-la!

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