Confira 6 dicas para aumentar suas vendas no Natal

23 dezembro 2021

Embora o Natal seja uma época tipicamente favorável às vendas, é importante montar uma estratégia para alavancar os negócios. Afinal, com a concorrência cada vez mais acirrada, é imprescindível se destacar para garantir o alto faturamento.

Além de oferecer produtos de qualidade e realizar um atendimento diferenciado, você deve pensar em alternativas para atrair e fidelizar os clientes. Assim, você assegura o aumento das vendas não somente nesse período, mas também durante o ano seguinte.

Quer saber como isso é possível? Neste conteúdo, você entenderá a importância de se preparar para as vendas no Natal e aprenderá 6 dicas para aumentar o seu faturamento.

Vamos lá?

Qual é a importância de se preparar para as vendas de fim de ano?

Antes de aprender como aumentar as vendas no Natal, é fundamental saber a importância de se preparar para as vendas de fim de ano. Esse período é mais esperado pelo varejo, pois representa maior volume de vendas e rentabilidade.

Além disso, o Natal é uma data que afeta o emocional do consumidor brasileiro. Tradicionalmente, as pessoas trocam presentes, fazem confraternizações e amigos secretos, entre outros costumes ligados ao consumo. Ao mesmo tempo, muitas pessoas estão mais capitalizadas por conta do 13° salário.

Nesse sentido, uma pesquisa feita pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em 2021, trouxe dados relevantes. De acordo com os estudos, 3 a cada 5 trabalhadores brasileiros pretendem usar o 13° salário nas festas de fim de ano.

Desse modo, a previsão das vendas de Natal do mesmo ano é de R$ 68,4 bilhões. Assim, essa época oferece uma grande oportunidade para os lojistas alavancarem as vendas e começarem o novo ano com mais recursos.

Com o aumento do volume de vendas, o lojista precisa se preparar para atender à grande demanda. Caso contrário, há riscos de perder negócios e a chance de captar e fidelizar mais clientes.

6 Dicas de como aumentar as vendas no Natal

Agora que você já sabe a importância de se preparar para o fim de ano, é o momento de aprender as 6 dicas para aumentar as vendas. Confira!

1. Prepare o estoque

O primeiro passo consiste em preparar o seu estoque. Ele está devidamente organizado? Esse cuidado é fundamental para agilizar as vendas e oferecer um atendimento de qualidade.
Isso também ajuda a garantir a renovação de produtos e compras de mercadoria de forma consciente.

2. Faça as compras

Para fazer as compras, pesquise qual é a média de valor que o seu público-alvo está disposto a gastar neste ano. Esse processo é importante para desenvolver um mix de produtos ou serviços que atenda o seu consumidor.

Em tempos de crise econômica, por exemplo, os clientes com menor poder aquisitivo tendem a reduzir o ticket médio. Portanto, é interessante oferecer itens com preços mais acessíveis. Para auxiliar, vale conferir o histórico de vendas da mesma época nos anos anteriores.

O padrão de consumo costuma se repetir nesse período. Assim, você pode ter uma previsão de quais produtos têm maior venda e ter uma base de informações para as compras. Com um mix de mercadorias com maior saída, você aumenta as possibilidades de vendas.

3. Elabore a campanha

Com a concorrência do mercado, as ações de marketing merecem atenção especial. Por meio dela você tem chances de chamar a atenção do seu cliente, criar um relacionamento e fidelizá-lo.

Mesmo que existam campanhas realizadas pelo comércio local, é essencial elaborar uma específica para a sua empresa. Para isso, você pode começar criando uma história para a ação de marketing, que se alinhe ao seu público para que os consumidores se identifiquem.

No caso do Natal, é interessante que a história mexa com as emoções das pessoas, envolvendo o espírito natalino. A partir da ideia definida, desenvolva a identidade visual das ações, buscando formas de trazer um diferencial para se destacar dos concorrentes.

Depois, é o momento de colocar em prática as ações nos veículos de comunicação tanto online quanto offline. Nesse contexto, vale a pena investir e trabalhar nas redes sociais como uma vitrine para seus produtos e um canal de comunicação e relacionamento.

4. Invista na experiência do cliente

Os clientes não querem apenas comprar um produto, eles desejam uma experiência de compras positiva. Por isso, você deve se diferenciar da concorrência trazendo um atendimento completo para os consumidores.

Primeiramente, é interessante decorar o seu comércio para o Natal, independentemente se é físico ou somente online. Invista em vitrines com diferenciais para chamar a atenção e despertar o desejo dos clientes em conferir os seus produtos.

No caso do e-commerce, você pode providenciar um layout especial de fim de ano. Se possível, ofereça benefícios, como brindes para compras acima de determinado valor, entrega gratuita ou programa de fidelidade. Não se esqueça de oferecer um suporte adequado durante e no pós-venda.

5. Aproveite para fazer promoções com descontos

As promoções com descontos ajudam a chamar a atenção dos clientes, até mesmo para eles conferirem os demais produtos. Portanto, você pode aproveitar essa época para oferecer itens com preços promocionais e ofertas diferenciadas.

Para isso, selecione mercadorias que têm uma maior margem de lucro ou, até mesmo, aquelas que estão com pouca saída. Dessa maneira, além de conquistar novos consumidores, você pode reduzir o estoque parado e movimentar o fluxo de caixa.

6. Contrate e treine os colaboradores

Se toda a sua estratégia de vendas estiver adequada, você precisará de novos colaboradores em seu negócio. Geralmente, o aumento das vendas nessa época do ano é tão expressivo que somente o quadro de funcionários habitual não costuma ser suficiente para atender todos os clientes.

Sendo assim, para promover uma experiência positiva ao consumidor, é necessário oferecer o suporte adequado. Contudo, somente uma equipe maior não é suficiente. É preciso que os colaboradores sejam qualificados para atender a demanda de vendas.

Portanto, treine os funcionários, até mesmo os mais experientes, para lidar com os clientes e com a alta demanda. Lembre-se de que um atendimento eficiente é capaz de fidelizar clientes.

Como você viu, é esperado um grande volume de vendas no Natal por ser uma época propícia ao consumo. Então vale a pena seguir essas 6 dicas para se preparar corretamente. Assim, há mais chances de atrair e receber mais clientes para aumentar o faturamento e fidelizar o público.

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