Uma das principais responsabilidades de um bom líder é manter os colaboradores engajados com as suas atividades. Nesse contexto, saber como motivar as equipes é uma forma de buscar melhores resultados na empresa.
A motivação depende dos estímulos oferecidos aos funcionários e requer um ambiente em que cada colaborador se sinta valorizado e incentivado a dar o seu melhor. Assim, o trabalhador pode contribuir ativamente para o sucesso coletivo — e, em contrapartida, ser recompensado.
Ficou interessado na possibilidade de o negócio obter melhores resultados? Confira 4 exemplos de campanhas de incentivo para colocar em prática e motivar as equipes!
Um programa de incentivo é uma estratégia utilizada por empresas para motivar suas equipes. Ele funciona com base na lógica de que o atingimento ou a superação de objetivos merece ser recompensado.
Esse tipo de programa pode assumir diferentes formas. Alguns exemplos comuns são recompensas financeiras, benefícios, reconhecimento público e outros prêmios.
Embora a campanha seja comum em setores de vendas, existe a possibilidade de aplicá-la em diferentes áreas da empresa. Há como adaptar as estratégias de engajamento para diversas finalidades, especialmente porque elas se apresentam em inúmeros formatos.
Conheça 4 deles!
Uma das formas mais tradicionais de motivar equipes é por meio do oferecimento de recompensas como reconhecimento ao atingimento de metas. Nesse caso, a empresa define objetivos claros, que desafiem os colaboradores, mas sejam alcançáveis.
Trata-se de uma estratégia bastante conhecida nas equipes de vendas. Porém, ela pode ser útil para incentivar outras práticas.
Alguns exemplos são:
Cada objetivo tem uma contrapartida, como um bônus em dinheiro ou um vale-presente. Tenha em mente que é importante o programa de metas ter recompensas atrativas para estimular as equipes a se esforçarem.
Por esse motivo, os seus prêmios podem englobar viagens, acesso a serviços ou produtos exclusivos, experiências e outras bonificações.
Existem empresas que buscam motivar as equipes por meio da concessão de folgas adicionais. Oferecer um dia extra de descanso demonstra reconhecimento do esforço dos colaboradores.
A concessão de um dia a mais de repouso também pode significar mais qualidade na execução das tarefas do funcionário. Isso é resultado do descanso extra do qual ele gozou, que lhe permite retornar mais relaxado e focado ao trabalho.
A aplicação desse tipo de programa de incentivo é bem semelhante à política de metas. A folga costuma ser oferecida como uma retribuição por um bom resultado ou pelo alcance de objetivos predefinidos.
Os programas de incentivo vistos até aqui requerem uma ação do colaborador para obter prêmios. Porém, a empresa também pode aderir a campanhas que concedam benefícios aos colaboradores sem cobrar nada em troca.
Esse é o caso dos sorteios e prêmios coletivos, em que todos os colaboradores participam e têm a chance de serem recompensados. Nessa hipótese, a empresa se torna mais atrativa no mercado, não apenas atraindo profissionais, mas também retendo talentos.
Outra opção é direcionar esse tipo de campanha exclusivamente a colaboradores que se destacaram em certo período. O grupo participa de um sorteio em que cada membro tem chance de ser recompensado — cujo presente é determinado pela sorte.
Muitos colaboradores buscam mais do que recompensas imediatas — eles desejam a oportunidade de crescer em sua profissão. Para essas pessoas, oferecer um plano de carreira e investir em seu desenvolvimento pode funcionar como um forte incentivo.
O plano de carreira indica ao colaborador quais são as suas chances de crescimento e determina os requisitos para o funcionário subir na empresa. Enquanto isso, a capacitação dos profissionais ocorre ao oferecer cursos, mentorias ou participação em eventos.
Além de motivar os colaboradores, a estratégia tende a melhorar as operações empresariais. Afinal, ao serem capacitados, os funcionários têm a chance de colocar em prática o que aprenderam. Por exemplo, um vendedor que fez um treinamento sobre técnicas de persuasão pode usá-las no dia a dia para vender mais.
Como você viu, as campanhas de incentivo são ferramentas úteis para empresas que buscam engajar e motivar as suas equipes. Quando bem estruturadas, essas políticas contribuem para aumentar a produtividade e melhorar o ambiente de trabalho.
Um dos principais benefícios da estratégia é o aumento da satisfação dos colaboradores. As recompensas pela qualidade de seus trabalhos costumam fazer os funcionários se sentirem reconhecidos e valorizados — gerando motivação e facilitando o alcance de novas metas.
Mais um ponto é que as campanhas de incentivo costumam fortalecer o espírito de equipe e melhoram o relacionamento entre os colaboradores. A soma desses fatores tende a reduzir o turnover, já que a satisfação no ambiente de trabalho geralmente aumenta a retenção de talentos.
Para que o programa de engajamento seja eficaz, o primeiro passo é compreender o que motiva os colaboradores. A razão é que, como você aprendeu, é indispensável que as premiações estimulem as equipes e sejam desejadas por elas.
Desse modo, ouvir os times é um bom começo. Essa fase precisa ser complementada pela definição dos objetivos que se deseja alcançar e das métricas a serem utilizadas para acompanhar os resultados.
As campanhas devem ser realistas e atingíveis, para que todos sintam que o esforço em prol delas vale a pena. Após definir as metas, comunique-as claramente aos colaboradores. Eles precisam entender como o programa funciona, o que é exigido e o que podem ganhar com a sua participação.
Neste artigo, você aprendeu como motivar as equipes por meio de 4 tipos de campanhas de incentivo. Com elas, é possível aumentar as vendas e construir um ambiente de trabalho mais saudável. Agora, fica mais fácil a empresa desenvolver os seus próprios programas e obter melhores resultados.
Gostou das dicas sobre como motivar as equipes da companhia? Para elaborar as suas estratégias, aproveite e saiba como construir metas de vendas assertivas!