6 Passos para criar um processo de captação de recursos no seu negócio!

11 janeiro 2022

A captação de recursos é uma estratégia muito utilizada pelas empresas para se manterem competitivas no mercado. Com isso, é possível fazer investimentos para viabilizar a implementação de estratégias do negócio. Embora seja uma ideia simples, a execução pode não ser tão fácil.

É comum que seja necessário cumprir diferentes etapas, inclusive com a apresentação de planos de negócio para demonstrar os objetivos da captação. Portanto, é importante saber como se organizar para criar um processo eficiente na busca por recursos na empresa.

Neste artigo, você entenderá o que é a captação de recursos e os 6 passos para criar uma estratégia eficaz para obter o investimento necessário para o seu negócio. Confira!

O que é um processo de captação de recursos e qual a sua importância?

Para começar, é interessante entender o que significa o processo de captação de recursos e a sua importância. Na prática, ele se refere a um conjunto de estratégias com objetivo de levantar capital para financiar um projeto da empresa.

Isso pode ser feito por diversos meios, como crédito próprio, financiamento ou empréstimo bancário e investimentos externos. No último caso, é comum que a empresa procure investidores para apresentar o seu plano de negócio a fim de obter o investimento.

Depois, os recursos captados podem ser usados tanto para ajudar a companhia a realizar diversos objetivos. Por exemplo, passar por uma crise, lançar um novo produto ou serviço, dar continuidade a um projeto de expansão, entre outros.

Dessa maneira, a captação de recursos é importante, pois injeta dinheiro no caixa da empresa. Sem ela, há riscos de que um negócio não consiga se reerguer após uma crise, por exemplo. Já nas situações em que o capital vista a expansão, a captação permite acelerar o crescimento do negócio.

6 Passos para criar um processo de captação de recursos

Agora que você entendeu o que é a captação de recursos, chegou o momento de conhecer os 6 passos para criar um processo eficiente na sua empresa. Acompanhe!

1. Saiba quais são as fontes para captação de recursos

Primeiramente, é importante saber quais são as fontes para captação de recursos. Assim, você poderá entender qual é a melhor maneira de buscar capital para injetar no seu negócio.

Você já viu que existem soluções como o financiamento bancário, o crédito próprio (quando o empreendedor investe do próprio bolso) e os investimentos externos. Porém, existem outros tipos de investimentos que podem ser buscados, por exemplo:

2. Escolha as fontes de captação mais adequadas às necessidades do seu negócio

Você conheceu as fontes de captação de recursos. Agora, deve estudá-las para entender quais se alinham às necessidades do seu negócio. Um investimento de capital de risco, por exemplo, costuma vir acompanhado de smart money (dinheiro inteligente).

Essa estratégia prevê que, além do dinheiro, o investidor disponibilize a sua expertise para alavancar o negócio. Portanto, se a sua empresa precisa não somente de aporte financeiro — mas também de ajuda gerencial —, essa pode ser a melhor fonte para a captação de recursos.

Assim como esse exemplo, existem outras situações as quais demandam outros tipos de fontes de captação de recursos. Vale a pena estudá-las para tomar decisões mais acertadas na sua empresa.

3. Estude as empresas com quem você conversou

Se você optou por buscar captação de recursos com outras empresas, é fundamental que você estude sobre elas. Isso demonstra que você está bem informado e não será surpreendido por uma pergunta a qual não sabe a resposta.

Quanto mais confiança você tiver em sua apresentação, mais autoridade passa aos investidores. Esse pode ser o diferencial para conseguir o aporte.

4. Monte um bom plano de negócios

Ao buscar um financiamento bancário ou um investimento, você precisa apresentar um plano de negócio bem estruturado. Nesse documento, é necessário conter a proposta, metas, indicadores e a escalabilidade do negócio.

Também é comum que seja necessário desenvolver um pitch, que é um discurso de 3 a 5 minutos com objetivo de gerar interesse na outra parte pela sua companhia.

Nessa apresentação breve, você deve responder às seguintes perguntas:

5. Apresente os números do negócio

Nas apresentações, logo após o pitch, você se deparará com uma série de perguntas sobre o seu negócio. Afinal, o investidor quer entender se investir na sua empresa é vantajoso para ele. No caso das instituições financeiras, elas precisam avaliar se a concessão do crédito é segura.

Nesse contexto, a maioria das questões serão direcionadas para os números e os indicadores da sua companhia. Veja as principais perguntas que podem ser feitas:

Ao saber todos esses dados financeiros, você mostra aos investidores que está comprometido com o seu negócio — oferecendo ainda mais confiança aos interessados.

6. Tenha um orçamento pronto

Além de saber todos os dados da sua empresa, é imprescindível ter um orçamento pronto para mostrar aos investidores. Um plano de negócios deve ter os valores detalhados e as informações sobre o destino do dinheiro.

Por exemplo, se a sua empresa precisa do investimento para construir uma sede maior, você deve saber qual será o custo total para essa construção. Já se o dinheiro será destinado ao pagamento de dívidas, você deve entender qual é o valor de todo o débito e as condições para pagamento.

Agora você já sabe o que é a captação de recursos e a sua importância. Além disso, conheceu os 6 passos para montar um processo eficaz para buscar o capital necessário para a sua empresa. Assim, você pode se organizar para colocar as dicas em prática e montar um plano para o seu negócio.

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