Uma conciliadora de cartões ajuda o departamento financeiro a encontrar a resposta que o persegue durante todo o mês: será que as contas a receber vieram com cobranças indevidas?
O trabalho manual e os consequentes erros são as maiores dores de cabeça para quem trabalha com a gestão financeira empresarial. Ninguém gosta de retrabalho, mas é uma ilusão acreditar que sistemas ultrapassados vão agilizar processos e melhorar a produtividade.
Apesar disso e também por causa disso, empresas de todos os tamanhos têm buscado reduzir riscos e custos, além de melhorar a qualidade dos dados obtidos para gerar informações pertinentes à tomada de decisões.
As vantagens de implementar uma conciliadora de cartões na gestão financeira são muitas. Mas, elas costumam não ser notadas quando uma empresa que está crescendo tem a cultura de planilhas de Excel muito enraizada.
É uma reação natural, considerando que a planilha não é capaz de mostrar o que o gestor financeiro pode estar fazendo de errado – você sabia que 88% da planilhas contêm algum erro?
Só em 2020, a Equals registrou mais de R$ 84 milhões em cobranças indevidas. Uma cobrança indevida acontece quando as operadoras de cartão fazem descontos em taxas com valores diferentes do combinado em contrato ou em duplicidade. Também pode acontecer o descumprimento de prazos, que costumam causar problemas no fluxo de caixa e no capital de giro das empresas.
Não é só isso.
Isso pode acontecer porque uma conciliadora de cartões será capaz de entregar uma análise detalhada sobre a situação financeira do negócio.
Como? Ajudando os vários setores de uma empresa, não apenas o financeiro, a encontrar caminhos melhores para o uso dos recursos financeiros de acordo com a posição mais atualizada do fluxo de caixa. Além de definir estrategicamente objetivos e as metas para alcançar resultados cada vez melhores, também pode ajudar a prever cenários e identificar melhores possibilidades para o investimento do capital de giro do negócio.
Nesse contexto, criamos um infográfico para ilustrar melhor os desafios que a conciliação financeira manual por meio de planilhas de Excel podem trazer. Além disso, vamos explicar as vantagens que usar uma conciliadora de cartões pode trazer para as empresas. Acompanhe a seguir.