Para manter a boa saúde financeira da empresa e ter sucesso na gestão do negócio é necessário mensurar os indicadores financeiros. Nesse caso, o ticket médio é uma ferramenta relevante, utilizada para avaliar o desempenho da corporação, como o valor médio das vendas feitas com os clientes.
Com os resultados obtidos por esse indicador, é possível visualizar dados que podem servir de insights para uma tomada de decisão na área de vendas. Além disso, será mais fácil entender o perfil dos clientes atuais.
Neste conteúdo, você conhecerá o significado de ticket médio, qual a sua importância para a empresa e como calculá-lo.
Confira!
O ticket médio é um indicador de vendas, que aponta o valor médio que uma empresa vendeu para cada cliente em um determinado período. Para tanto, ele considera todas as vendas realizadas e o faturamento total do negócio.
Na prática, o ticket médio permite ter uma ideia mais clara de quanto cada cliente rende para a empresa. Ainda, essa ferramenta oferece informações ao longo do tempo, sendo um dos indicadores mais relevantes para a boa gestão financeira da corporação.
Após conhecer o conceito de ticket médio, é essencial entender por que ele é relevante para os empreendimentos. De modo geral, se o valor do ticket médio aumenta, pode significar que o consumidor está satisfeito com o negócio, ampliando o volume de compras.
Caso contrário, pode ser o momento de reavaliar as soluções ofertadas e analisar os motivos pelos quais os clientes estão gastando menos no negócio.
Além disso, quando o indicador apresenta um desempenho mediano, pode ser o caso de agregar um valor maior ao serviço ou produto, investir em ações de marketing ou aumentar a variedade dos serviços. Aqui, o foco é ampliar a percepção de valor do cliente, impulsionando o valor das compras.
Ainda, o ticket médio ajuda a empresa a tomar decisões melhores. Ao avaliar os resultados, é possível compreender quais são os hábitos de consumo dos clientes. Com isso, há como desenvolver novos produtos ou serviços que possam atrair o interesse deles.
Acompanhar esse indicador de vendas também ajuda a fazer comparações com o custo de aquisição por cliente (CAC). Ele é caracterizado pelos gastos que uma empresa realiza para atrair um consumidor.
Se o ticket médio for muito baixo e o CAC elevado, provavelmente a empresa enfrentará prejuízos. Logo, analisar todos esses fatores permite encontrar possíveis gargalos financeiros e identificar possibilidades de melhorias e, até mesmo, expansão do negócio.
O cálculo do ticket médio é bastante simples, pois tem como base uma média de valor de compras. Para realizá-lo, é necessário seguir alguns passos:
Logo, a fórmula desse KPI é a seguinte:
Ticket médio = Faturamento em um determinado período / Quantidade de clientes no período
Para entender melhor, imagine que determinada companhia faturou R$ 60.000,00 em um mês. Para alcançar esse valor, foi necessário atender 30 clientes. Logo, o ticket médio por cliente é de R$ 2.000,00, ou seja, esse é o valor médio de cada venda feita pela empresa.
Em geral, o ticket médio de vendas será elevado se o faturamento da empresa for grande ou se o número de clientes for pequeno. Já se o faturamento for baixo ou o número total de clientes aumentar, o ticket sofrerá uma queda.
Também é importante realizar esse cálculo com frequência para comparar os resultados obtidos. Assim, fica mais fácil entender o hábito de consumo dos clientes e elaborar estratégias que possam aumentar esse indicador.
O ticket médio é uma ferramenta que determina métricas de vendas. A partir dos números obtidos, a empresa pode analisar os resultados e verificar se precisará ou não trabalhar estratégias para ampliar os resultados.
Portanto, é essencial conhecer estratégias para aumentar o ticket médio e melhorar a saúde financeira do negócio. Confira algumas dicas!
Vendedores treinados podem ajudar a melhorar os resultados de vendas da empresa. Portanto, é essencial manter os profissionais da área capacitados, além de garantir alinhamento entre pós-vendas, vendas e de marketing.
Nesse caso, ofereça treinamentos contínuos, pois isso ajuda os colaboradores a se empenharem mais em suas funções. Ademais, eles podem se engajar para obter os melhores resultados para a corporação.
Outra maneira de aumentar o ticket médio da empresa é oferecer uma variedade maior de produtos ou serviços. Isso porque o cliente poderá encontrar oportunidades que são do seu interesse e, com isso, gastar mais com o negócio.
Logo, uma estratégia eficiente é tornar o mix mais diversificado, adicionando novas soluções à empresa. Para isso, tente entender quais são os desejos e as necessidades dos clientes, de maneira a identificar oportunidades que possam atender às suas expectativas.
Para que o público tenha uma boa visão da marca, de maneira que ele esteja disposto a adquirir os produtos oferecidos, uma boa opção é investir em marketing. Uma possibilidade é investir no marketing de conteúdo, o que significa criar conteúdos de valor nas redes sociais e no blog da empresa.
Ao trabalhar com textos com técnicas específicas, é possível que a empresa apareça nas primeiras posições nos motores de busca, por exemplo. Com isso, há como aumentar o alcance e atrair mais clientes.
Vale aproveitar as redes sociais, conforme o público-alvo do negócio. Elas geram oportunidades de divulgar anúncios e conteúdos, além de se aproximar dos clientes. Estratégias de e-mail ou, até mesmo, offline, também podem ser utilizadas.
O foco é encontrar formas de fazer a marca ser reconhecida e criar autoridade no mercado. Isso tende a atrair o público, ampliando as chances de converter vendas e ampliar o volume de cada negociação.
Agora você já sabe o que é ticket médio e como calculá-lo. Para ampliar os resultados de vendas do negócio, a empresa deve aplicar estratégias específicas para que os clientes aumentem o volume de compras.
Gostou do post e quer saber mais? Então conheça a importância de ter acesso a bons relatórios de vendas!