Adotar tecnologias é uma forma de modernizar setores de um empreendimento, viabilizando centralizar dados e reduzir a incidência de erros. Nesse contexto, ao analisar as possibilidades, é comum que negócios encontrem inúmeras opções de sistema de gestão empresarial.
O investimento nesse tipo de programa pode oferecer bons retornos às empresas. Porém, a escolha da ferramenta deve se basear nas necessidades do empreendimento.
Então o primeiro passo é conhecer os diferentes tipos de sistema de gestão empresarial. Continue a leitura e saiba quais são as principais alternativas!
Como você viu, o mercado oferece diversas ferramentas que podem auxiliar as empresas em sua gestão.
Saiba quais são as principais e a que cada uma delas se dedica!
O ERP é um dos mais tradicionais sistemas de gestão empresarial, conhecido pela sua abrangência e tendo como principal função integrar diferentes áreas em um negócio. Assim, ele reúne informações financeiras, de recursos humanos, de produção, de estoque e vendas em uma única plataforma.
A centralização de dados permite que os gestores tenham uma visão completa e atualizada sobre o desempenho da empresa. Consequentemente, a tomada de decisões estratégicas é facilitada.
Além de centralizar os dados, o sistema ERP os consolida, evitando a duplicidade de informações. A partir delas, a ferramenta automatiza tarefas, com a possibilidade de gerar relatórios ou transmitir documentos para órgãos oficiais, por exemplo.
Outro sistema de gestão empresarial popular em empresas de diferentes nichos é o CRM, também conhecido como gerenciamento de relacionamento com o cliente. Esse tipo de software é focado na otimização das interações com os consumidores e no fortalecimento dos vínculos com eles.
Portanto, trata-se de uma ferramenta que pode ser útil para empresas melhorarem a experiência do cliente e aumentarem a fidelização. Aliás, essas são ações importantes para alavancar as vendas e o lucro empresarial.
O CRM possibilita acompanhar todo o funil de vendas, desde a captação do lead até a contratação de um serviço ou a venda de um produto. O sistema também permite a segmentação de clientes, facilitando sua categorização com base em comportamentos, preferências e histórico de compras.
As características viabilizam a implementação de estratégias de marketing mais efetivas e direcionadas para cada tipo de consumidor. Ainda, com apoio do CRM, as diferentes campanhas são integradas, sejam elas veiculadas por e-mail marketing ou nas redes sociais, por exemplo.
O BPM é uma abordagem que visa à melhoria contínua dos procedimentos empresariais. Diferentemente do ERP e do CRM, que se concentram em funções específicas, ele mapeia, analisa e otimiza todos os processos internos.
Com um sistema BPM, a companhia tem a chance de reconhecer pontos de melhoria e oportunidades de automação na gestão empresarial. A solução procura eliminar as redundâncias e otimizar os fluxos, sendo capaz de agilizar as atividades do negócio.
Além dos tipos de sistema de gestão empresarial mais conhecidos, como ERP, CRM e BPM, existem outras soluções especializadas.
Elas se dedicam a áreas específicas, como:
Diante da variedade de plataformas, a escolha dos sistemas ideais para cada empreendimento requer reflexões tanto sobre o negócio quanto sobre os softwares disponíveis.
Acompanhe os principais pontos a considerar!
Para começar, identifique quais processos e áreas da empresa precisam de maior suporte. Avalie quais são os principais desafios enfrentados na rotina, como a duplicidade de informações ou a dificuldade na comunicação entre os setores.
A partir desse diagnóstico, defina quais funcionalidades são essenciais para atender às demandas do negócio. Com isso, fica mais fácil priorizar as soluções que podem trazer valor e otimizar os processos internos.
Não basta saber quais são as necessidades do negócio. Também é preciso entender quais são as funcionalidades oferecidas pelas opções de sistema de gestão empresarial para analisar se elas se enquadram nos objetivos do empreendimento.
Além disso, é indispensável compreender se as soluções disponíveis têm capacidade de integração entre ERP e CRM, por exemplo, ou desses softwares com outros já utilizados pela companhia. Dessa maneira, os dados são centralizados e sua consistência é garantida.
Ainda, dê preferência para sistemas com capacidade de automação de tarefas. Desse modo, é possível agilizar processos, reduzir custos e permitir que suas equipes se dediquem a atividades mais importantes.
Mesmo a ferramenta mais robusta pode ser ineficiente se não for intuitiva para os usuários. Portanto, a facilidade de uso é um aspecto crucial na hora de escolher o sistema para gestão empresarial.
Outro ponto relevante é a qualidade do suporte técnico disponibilizado pelo fornecedor do sistema. Oferecer atualizações frequentes, por exemplo, é imprescindível para garantir que o software se mantenha alinhado às inovações tecnológicas e às necessidades empresariais.
Por fim, avalie o potencial de retorno sobre o investimento que o sistema de gestão empresarial do seu interesse consegue oferecer. Afinal, além de modernizar os processos, o programa deve contribuir para a redução de custos operacionais e o aumento da produtividade.
Assim, considere os ganhos que podem ser obtidos com a automação, a integração dos dados e a melhoria na tomada de decisão. Um ROI positivo é um indicativo de que a escolha do sistema trará benefícios concretos para a empresa.
Ao tomar esses cuidados, fica mais fácil encontrar a melhor alternativa para modernizar a empresa. Caso o seu objetivo seja otimizar a gestão financeira, a Equals tem a solução ideal para o negócio, com uso de automação e inteligência de dados.
Neste artigo, você conheceu os principais modelos de sistema de gestão empresarial e os recursos oferecidos por eles. Dessa forma, você já sabe como escolher as plataformas ideais para os objetivos do negócio.
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