Como garantir a segurança digital do cliente em transações e pagamentos online?

7 maio 2025

Em um mercado em que as transações e pagamentos online são parte do cotidiano, a segurança digital se tornou um elemento imprescindível para as empresas. Afinal, os riscos associados a fraudes, vazamentos de dados e golpes na rede aumentaram.

Por isso, adotar medidas robustas de proteção traz uma vantagem competitiva, sendo necessário para manter a confiança dos clientes e a integridade das operações. No entanto, nem todos sabem como fazer para melhorar nesse quesito.

Se você tem essa dúvida, confira neste conteúdo por que é importante ter atenção à segurança digital em transações e pagamentos online e como garanti-la no seu negócio!

O que é a segurança digital e por que ela é importante?

A segurança digital em transações e pagamentos online consiste em um conjunto de práticas e tecnologias projetadas para proteger dados pessoais e financeiros dos usuários. A sua proposta é evitar acessos não autorizados, fraudes e roubo de identidade.

Afinal, como visto, com o aumento das operações virtuais, a exposição a riscos cibernéticos também cresce. Segundo estudo da Cisco, em 2021, 86% dos consumidores se preocupavam com a privacidade dos seus dados e 79% deles consideravam esse fator como determinante para a compra.

Os dados evidenciam que a proteção das informações dos usuários é um diferencial competitivo, já que os consumidores valorizam empresas que priorizam sua privacidade. Logo, investir na segurança digital tende a fortalecer a reputação da marca, melhorando a experiência do usuário.

Vale dizer que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) traz regras claras para a coleta e tratamento de dados — como a necessidade de consentimento do usuário. Ademais, ela estabelece o dever de proteger essas informações e a obrigação de comunicar incidentes de segurança.

Descumprir essa norma resulta em multas pesadas, além de danos à imagem da marca. Portanto, garantir a segurança digital dos clientes é um passo fundamental para evitar sanções e demonstrar comprometimento com a privacidade dos seus dados.

Como garanti-la em transações e pagamentos online?

Agora que você já sabe o conceito e a importância da segurança digital para transações online, é essencial entender como implementá-la em uma empresa. O assunto exige uma abordagem multifacetada, combinando tecnologias avançadas, boas práticas operacionais e conscientização contínua.

Confira as principais estratégias para criar um ambiente digital seguro e confiável para seus clientes!

Considere o uso da criptografia

A criptografia é um dos pilares da segurança digital. Trata-se do processo de codificação de dados para que somente pessoas ou sistemas autorizados possam acessá-los. Em transações online, é comum o uso dos protocolos SSL (secure socket layer) e TLS (transport layer security).

Eles permitem que informações sensíveis dos consumidores — como números de cartões de crédito e dados bancários — sejam transmitidas de forma segura. Ambos trabalham com a criptografia dos dados, protegendo a comunicação entre clientes e servidores.

Mesmo que um terceiro consiga interceptar essas transações, ele não poderá fazer a leitura dos dados. Então o uso da criptografia de ponta a ponta deve ser considerado para operações que envolvam dados importantes, minimizando riscos de vazamento.

Implemente a 2FA (autenticação em dois fatores)

Outra prática eficaz para assegurar a proteção de transações digitais é a implementação da 2FA. Esse mecanismo exige que o usuário forneça dois tipos diferentes de autenticação para acessar sua conta ou concluir uma transação.

Normalmente, a 2FA envolve uma senha ou biometria cadastrada, somada a um código enviado para o cliente (por SMS, WhatsApp ou e-mail). O uso dela reduz drasticamente o risco de invasões, pois dificulta que os criminosos ultrapassem todas as camadas de verificação.

Assim, mesmo que uma das credenciais do usuário seja comprometida, ele continuará protegido. A sua adoção é especialmente recomendada para operações de alto risco, como alterações cadastrais, transferências financeiras e logins em dispositivos novos.

Mantenha os sistemas atualizados

A manutenção e atualização contínua de sistemas, softwares e plataformas de pagamento é outro aspecto essencial da segurança digital. Sistemas desatualizados são os principais alvos dos cibercriminosos, que exploram falhas conhecidas para acessar dados.

Logo, implementar uma política de atualizações automáticas e realizar auditorias periódicas de segurança são práticas recomendadas para identificar e corrigir vulnerabilidades. Afinal, a tecnologia está evoluindo rapidamente, sendo preciso acompanhar essas mudanças.

Além disso, o uso de ferramentas como firewalls, antivírus corporativos e sistemas de detecção de intrusão complementa essa camada de proteção. Isso porque eles dificultam o acesso e a atuação de hackers e programas maliciosos nos sistemas da empresa.

Realize treinamentos internos

Embora as tecnologias de segurança sejam fundamentais, a conscientização dos colaboradores também desempenha um papel relevante na proteção de dados. Tenha em mente que o fator humano ainda é uma das maiores vulnerabilidades em segurança digital.

Funcionários sem instrução podem, sem intenção, facilitar ataques de hackers, vazamentos de dados ou baixar arquivos infectados com vírus, trojans, entre outros. Logo, é interessante investir em treinamentos relacionados à segurança digital.

Eles devem alcançar todos os funcionários, especialmente aqueles envolvidos diretamente com dados financeiros. A medida pode mitigar os riscos de ameaças virtuais, como phishing, uso de engenharia social e manuseio inadequado de informações sensíveis.

Utilize uma ferramenta de conciliação financeira segura

Outra maneira de garantir a segurança digital do cliente em transações e pagamentos online é se valer de uma ferramenta de conciliação financeira segura. Entre elas, a Equals se destaca por garantir a integridade das transações e identificar inconsistências rapidamente.

A plataforma realiza a captura e autorização das vendas registradas por diferentes meios de pagamento (cartão de crédito e débito, boleto, Pix e vouchers). Depois, é feita a validação das taxas contratadas e praticadas em cada bandeira de cartão e plano de parcelamento.

Também são conferidos os valores creditados na conta bancária, com a baixa automática dos lançamentos na contabilidade. Isso permite ter maior controle sobre o fluxo de caixa, apurar erros, cancelamentos, chargebacks e divergências que possam comprometer a segurança das transações.

Neste artigo, você aprendeu que garantir a segurança digital em transações e pagamentos online é um desafio constante. Portanto, para a empresa evitar problemas que possam afetar a sua credibilidade no mercado, é válido colocar as dicas que foram vistas em prática.

Quer conhecer mais detalhes sobre todos os recursos da plataforma de conciliação financeira da Equals? Acesse o nosso site e confira!

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