A organização de um negócio depende de ferramentas que reúnem informações e podem indicar cenários futuros. Uma delas é a projeção de vendas, importante para empresas manterem o controle sobre as operações.
Esse tipo de projeção tem grande valor para o planejamento estratégico e financeiro empresarial. A partir dos dados, ela permite entender se a demanda de produtos deve se manter, aumentar ou cair, por exemplo. Com isso, o levantamento indica possíveis crises ou oportunidades de negócio.
Por esse motivo, usar a projeção de vendas pode auxiliar a empresa. Quer saber como ela funciona e como fazê-la? Confira o conteúdo completo!
A projeção de vendas é uma estimativa das vendas e das receitas que uma empresa consegue gerar em um período. A estimativa pode se referir ao próximo mês, trimestre, semestre ou ano. Ela é útil para a gestão financeira, ao servir como uma hipótese sobre o futuro e as necessidades e possibilidades que o acompanham.
Também conhecida como forecast de vendas, essa projeção se baseia em diferentes informações. Entre elas estão o histórico de vendas, econômico e de mercado. Os dados possibilitam analisar as tendências capazes de influenciar o desempenho empresarial.
Desse modo, uma boa projeção de vendas oferece um panorama realista da demanda esperada. O levantamento permite que o negócio se prepare para as variações no fluxo de caixa e faça os ajustes necessários. Portanto, a estimativa está diretamente relacionada com a saúde financeira empresarial.
A estimativa de vendas de um período é relevante por diversos motivos. Primeiramente, ela permite ter um nível de controle do faturamento. Por consequência, a projeção impacta a capacidade da empresa de se planejar financeira e estrategicamente.
Projetar vendas e receitas ainda é benéfico em áreas como:
Agora você conhece o conceito e a importância da estimativa de vendas para a gestão financeira empresarial, restando saber como colocá-la em prática.
Confira os passos mais relevantes para realizar a projeção e tê-la como um pilar estratégico do negócio!
O primeiro passo para fazer uma boa projeção é analisar o histórico de vendas da empresa. É possível compreendê-lo com base em dados como volumes de transações em períodos anteriores e tendências sazonais.
Além disso, o histórico observa eventuais ciclos de crescimento e retração, junto a fatores externos que podem ter impactado os resultados. Alguns exemplos são mudanças econômicas e lançamentos de produtos.
A equipe de vendas está na linha de frente das comercializações e tem contato direto com o mercado e os clientes, devendo ser ouvida. Cabe aos gestores conhecer as opiniões e as percepções dos vendedores para identificar oportunidades de crescimento ou desafios.
O funil de vendas é uma ferramenta estratégica para criar projeções financeiras mais precisas. Ele ajuda a entender o fluxo de clientes ao longo das fases de compra, desde o primeiro contato até a conversão final.
Analisar a taxa de conversão em cada etapa — topo, meio ou fundo de funil — possibilita calcular quantos leads podem ser transformados em clientes reais. A partir do dado, há como estimar o volume de vendas futuras em um período.
Ainda, a abordagem permite identificar gargalos no processo de vendas. Portanto, a projeção dá a oportunidade de a empresa desenvolver estratégias para otimizar os procedimentos e aumentar a eficiência deles.
Conhecer o potencial da equipe de vendas também é uma maneira de projetá-las. Para tanto, é imprescindível avaliar a capacidade do time de prospectar novos clientes e o relacionamento com a base atual.
Porém, entender o estado no qual a equipe se encontra não basta, sendo necessário atuar para desenvolver o time, superar eventuais obstáculos existentes e motivá-lo. Existem diversas soluções para esse objetivo, como treinamentos constantes e políticas internas de engajamento dos colaboradores.
Outro elemento relevante para a projeção de vendas é a análise do mercado no qual a empresa atua. As condições dele podem mudar rapidamente, logo, os negócios precisam se preparar para ajustar suas estratégias.
Observar os concorrentes e suas abordagens, acompanhar novidades tecnológicas e as mudanças nos hábitos de consumo são medidas úteis. Ainda, vale a pena acompanhar as tendências econômicas que impactam o setor de atuação da companhia.
A conciliação bancária promove o controle de entradas financeiras empresariais. Ela verifica se todos os recebimentos são devidamente registrados. Já a gestão de recebíveis faz o acompanhamento das contas a receber.
Juntas, a conciliação bancária e a gestão de recebíveis podem garantir um fluxo financeiro saudável e ajudar a projetar as vendas. O acompanhamento de entradas e saídas de recursos permite identificar tendências, antecipar receitas e ajustar estratégias — ou seja, fazer uma gestão inteligente.
Utilizar ferramentas especializadas, como as soluções oferecidas pela Equals, otimiza esses processos. Elas integram os dados financeiros e proporcionam clareza sobre a saúde financeira do negócio, complementando as estimativas de vendas.
Como você aprendeu ao longo deste artigo, a projeção de vendas permite às empresas compreender oportunidades de melhorias e mitigar riscos financeiros. Assim, a gestão consegue se programar estrategicamente para períodos de baixas ou de altas nas negociações.
Gostou de conhecer mais sobre a estimativa de vendas? Então entre em contato com a Equals e entenda como podemos auxiliar a empresa a traçar estratégias para se preparar para o futuro!