Entenda de uma vez por todas o que são criptomoedas

6 janeiro 2023
Desde o surgimento e a ascensão do bitcoin, as moedas digitais têm chamado a atenção de muitas pessoas, entre empresas e investidores. No entanto, essa novidade tecnológica ainda não é muito conhecida, então é importante descobrir o que são as criptomoedas.

Nesse sentido, vale a pena explorar aspectos relevantes desse tema, como a utilidade, a segurança, o funcionamento e o acesso a esses ativos. Para as empresas, também é necessário considerar esses ativos digitais porque eles podem se tornar formas de pagamento.

Se você quiser entender de uma vez por todas o que são criptomoedas, para que servem e como podem ser usadas, acompanhe a leitura!

O que são criptomoedas?

Ao pensar em transações financeiras, é comum pensar nas modalidades tradicionais, como cartão de crédito ou de débito, dinheiro em espécie, entre outras. Além disso, nos últimos anos o processo de pagamento evoluiu e surgiram novas possibilidades, como o Pix.

Já fora do mercado centralizado e convencional, surgiram as criptomoedas ou moedas digitais. Elas são um tipo de moeda que não existem fisicamente, estando presentes apenas no ambiente virtual.

Porém, do mesmo modo que acontece com as moedas físicas, como o real e o dólar, é possível fazer transações financeiras com elas. Se um amigo ou parente tiver uma criptomoeda e quiser enviá-la a você, é possível.

Ademais, as criptomoedas são descentralizadas. Isso quer dizer que não há uma instituição que regula esses ativos. Na verdade, as operações com criptomoedas ocorrem diretamente entre as partes, sem o envolvimento do Governo ou de bancos centrais.

Para que servem as criptomoedas?

Agora que você já sabe o que são criptomoedas, vale a pena entender para que elas servem. Como você viu, os ativos digitais podem ser usados em transações financeiras. Então, se uma loja aceita esse tipo de moeda como forma de pagamento, os clientes podem adquirir produtos por meio dela.

Nesse caso, não é preciso usar um cartão, dinheiro em espécie ou outro meio para comprar produtos ou pagar por serviços. Além disso, as criptomoedas podem ser negociadas no mercado financeiro, trazendo oportunidades para os investidores.

A possibilidade de obter ganhos com esses ativos existe porque o preço das criptomoedas oscila. Logo, é possível aproveitar esses movimentos para fazer operações, com o foco de comprar na baixa e vender na alta, obtendo lucros.

Como é a segurança das criptomoedas?

Por ser um tipo de moeda que nem todas as pessoas ainda conhecem muito bem, é natural que haja um certo receio sobre a segurança das criptomoedas. Afinal, essa é uma forma nova e diferente de realizar transações financeiras.

Nesse sentido, é interessante saber que as criptomoedas costumam ser validadas por meio de uma tecnologia chamada blockchain. Ela consiste em um mecanismo que atua por meio de blocos de dados, cuja formação ocorre, normalmente, após a resolução de cálculos matemáticos complexos.

Isso quer dizer que, a cada transação, há a formação de um novo bloco, com sua inclusão no sistema. Além disso, o próximo bloco traz informações do anterior, criando uma cadeia de validação robusta. Logo, a blockchain é uma rede bastante segura.

Ademais, o termo cripto está relacionado à criptografia. O seu conceito refere-se a um conjunto de técnicas que ajudam a proteger uma informação para que apenas o emissor e receptor consigam compreendê-la.

Por meio de códigos e protocolos, as informações referentes às transações de criptomoedas não podem ser acessadas por terceiros, o que garante mais proteção para o sistema.

Quais as principais criptomoedas disponíveis no mercado?

Desde a criação do bitcoin (BTC) em 2008 surgiram muitas outras moedas virtuais. No final de 2022, estas eram as moedas que tinham maior capitalização de mercado:

Como as criptomoedas podem ser usadas como meio de pagamento?

Até aqui, você conferiu diversas informações sobre o que são as criptomoedas e como elas funcionam. Agora, vale a pena saber como usar as criptomoedas como meio de pagamento.

Então é possível considerar esses ativos em suas compras pessoais e particulares, além de ofertar o meio de pagamento aos seus clientes. Inclusive, essa é uma tendência interessante que donos de negócio devem acompanhar para manter suas empresas atualizadas em relação ao mercado.

Para tanto, saiba que existem diferentes soluções relacionadas às criptomoedas para auxiliar no uso desse meio de pagamento nas empresas. Veja as principais!

Cartões cripto

Devido ao forte crescimento das criptomoedas nos últimos anos, muitas instituições financeiras estão oferecendo cartões cripto aos seus clientes. Eles funcionam como programas de pontos que geram recompensas e benefícios aos usuários.

Por meio desse tipo de cartão, é possível fazer pagamentos com criptomoedas ou receber prêmios em criptomoedas. Cada cartão e cada empresa possuem suas próprias regras e características.

Plataformas

Além dos cartões cripto, vale a pena saber que existem plataformas específicas que permitem fazer pagamentos com criptomoedas — ou convertê-las em moeda fiduciária. Dessa forma, há como fazer compras ou pagar contas dos mais diversos tipos sem grandes dificuldades.

Existem diversas empresas que já aceitam pagamentos com criptomoedas. Entre elas estão Calvin Klein, Even, Microsoft, Pizza Hut, Reserva, Starbucks, Twitch, Wine Vinhos e WordPress. Embora algumas permitam esse tipo de transação somente no exterior, outras já trabalham com esse sistema aqui no Brasil.

Metaverso

Por fim, vale mencionar que as criptomoedas também podem ser utilizadas como meio de pagamento no metaverso — outro elemento que surgiu recentemente. Esse ambiente funciona como uma espécie de representação digital do mundo offline.

Muitas empresas já realizam operações no metaverso, permitindo que os clientes realizem transações em plataformas relacionadas a esse ambiente.

Ao longo deste artigo, você conferiu o que são criptomoedas, para que servem e quais são as principais moedas digitais do mercado. Como esses ativos podem ser utilizados como meio de pagamento, vale acompanhar as tendências para definir se vale a pena incluir essa possibilidade em seu negócio.

Gostou de conferir essas informações? Se você quiser melhorar a gestão financeira da sua empresa e ter um melhor controle sobre suas receitas e despesas, conheça as soluções do Raio-X!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.