Você sabe o que é um software de gestão de vendas? Esse tipo de ferramenta pode ser uma adição importante para o planejamento financeiro da empresa, possibilitando um melhor controle sobre os resultados e a projeção de receita.
Além disso, essas plataformas costumam trazer diversas outras funcionalidades com potencial de aumentar a produtividade das empresas. Portanto, vale entender melhor o funcionamento delas para avaliar as alternativas do mercado.
Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, você verá o que é um software de gestão de vendas, os motivos para contar com um e como escolher a melhor ferramenta.
Acompanhe!
Ter controle sobre as vendas é indispensável para o sucesso de toda empresa, independentemente da sua área de atuação. Afinal, a receita obtida depende majoritariamente dos negócios fechados com os clientes.
Por isso, acompanhar as vendas de perto é importante para medir o desempenho do time comercial, monitorar o fluxo de caixa e planejar novas estratégias. Ainda, o processo facilita o reajuste de rotas caso a empresa identifique gargalos na sua produtividade.
Nesse sentido, um software de gestão de vendas é um tipo de plataforma usada para otimizar e, principalmente, automatizar esses processos de controle. O objetivo é centralizar informações sobre clientes, leads e oportunidades em um único sistema.
Entre suas principais funcionalidades estão o gerenciamento de contatos, automação de tarefas manuais — como envio de e-mails—, geração de relatórios e monitoramento de métricas. Assim, os softwares permitem que a equipe tenha uma melhor visão sobre as etapas do funil de vendas, por exemplo.
Esses sistemas também podem ser integrados a outras plataformas, como softwares de gestão financeira, para proporcionar melhor eficiência operacional. A médio e longo prazo, eles contribuem para o crescimento da empresa.
Contar com um software de gestão de vendas costuma trazer diversas vantagens para o planejamento estratégico e controle operacional da empresa.
Confira os principais motivos para contratar esse tipo de solução!
Primeiramente, os softwares de gestão de vendas garantem melhor controle sobre os números do negócio. A razão é que eles têm a capacidade de centralizar diversas métricas importantes, como faturamento, ticket médio, taxa de conversão e metas em um único painel.
A integração facilita o acompanhamento em tempo real dos números e a identificação de oportunidades de melhoria. Por exemplo, ao observar que a taxa de conversão caiu em determinado período, o gestor pode investigar se há problemas na abordagem da equipe ou na qualificação dos leads.
Sem um software, o controle se torna descentralizado, com informações dispersas em planilhas ou anotações manuais. Pensando em eficiência, isso aumenta o risco de erros e gera uma falta de visão macro dos números.
Mais um ponto é que os dados não ficam concentrados exclusivamente na plataforma. Há possibilidade de exportar relatórios em tempo real, com números atualizados, para fazer avaliações mais completas das vendas.
A projeção de receita é um importante instrumento no processo de gestão financeira de uma empresa. Estimar os recursos que estarão disponíveis no futuro contribui para a criação de planejamentos mais realistas.
Nesse sentido, com um software de gestão de vendas, é possível gerar projeções detalhadas com base em dados históricos e comportamentos de compra dos clientes. As informações na plataforma mostram picos, efeitos sazonais e outros fatores relevantes.
Assim, é possível cruzar essas informações com outros dados. Por exemplo, ao identificar um período de alta nas vendas, a gestão procura as razões que levaram àquele cenário — como a estratégia de vendas, uma promoção, entre outros fatores.
A análise ajuda a planejar metas realistas para os próximos ciclos, ajustar estoques e alinhar a equipe para atender às demandas. Sem essa previsibilidade, há o risco de faltar mercadorias ou, no caso oposto, de manter excessos de estoque que geram custos desnecessários à empresa.
Como visto, um software de gestão de vendas automatiza tarefas repetitivas e organiza fluxos de trabalho. Essas são funcionalidades que permitem à equipe de vendas se concentrar no fechamento de negócios.
A automação inclui desde o envio de e-mails até a atualização de informações no funil de vendas, economizando tempo e reduzindo a chance de erros humanos. Com mais tempo para tarefas estratégicas, os resultados financeiros tendem a ser melhores para a empresa.
Outro ponto interessante é a facilidade no acompanhamento de key performance indicators (KPIs), ou indicadores-chave de desempenho. A equipe tem acesso às informações da evolução em relação aos objetivos e pode se motivar no trabalho.
Os softwares de vendas não são interessantes apenas para fechar negócios. Eles contribuem para a gestão do relacionamento com os atuais parceiros. Nesse sentido, um estudo da Bain&Company de 2023 apontou que clientes fiéis injetam quase 70% a mais no caixa da empresa do que os novos consumidores.
Com um software de gestão de vendas, é possível armazenar todo o histórico de interações, preferências e compras realizadas pelos clientes. O conjunto dessas informações permite que a equipe faça um melhor atendimento pensando em elevar a experiência e fidelizar o público.
Por fim, o software de gestão de vendas favorece todo o processo de gestão financeira. Como você viu, ele pode ser integrado com outros sistemas para gerar uma visualização ainda mais completa das informações sobre o negócio.
Por exemplo, acompanhar o fluxo de caixa ajuda a evitar surpresas financeiras e melhora o planejamento. Logo, o processo garante que a empresa tenha capital suficiente para cobrir suas despesas operacionais.
Com essa informação somada aos dados gerados pelo software de vendas, o processo de tomada de decisão se torna mais estratégico. Para entender melhor, imagine o caso de uma empresa de varejo que gerou um relatório de saída de cada um dos seus produtos.
Os dados mostraram quais itens tiveram melhor performance, ajudando na escolha de quais são os produtos para focar no novo ciclo de vendas. Com as decisões baseadas nesses dados, a gestão pode adotar medidas capazes de melhorar o fluxo de caixa do negócio.
Para quem deseja integrar o software de gestão de vendas aos dados financeiros, uma das soluções é a Equals. A plataforma permite a integração com os meios de pagamento das empresas, faz a conciliação bancária automaticamente na contabilidade e se integra a outros sistemas, otimizando a análise de dados da operação.
Neste artigo, você entendeu o que é um software de gestão de vendas e como esse tipo de ferramenta funciona. Como foi possível perceber, essas plataformas podem facilitar o planejamento financeiro da empresa.
Quer saber mais sobre a Equals, as funcionalidades do software para a gestão financeira e as possibilidades de integração com outros sistemas? Confira os recursos disponíveis!