Sistema IATA: o que é e quais as vantagens de utilizá-lo?

19 agosto 2022
O setor aéreo brasileiro também está sujeito a golpes e fraudes, principalmente aqueles que envolvem o uso do cartão de crédito. Contudo, existem entidades que atuam no combate e prevenção desses problemas. Para entender melhor, é preciso saber o que é IATA.

Essa associação internacional atua em diversas frentes para melhorar o setor aéreo mundial. Por isso, ela se mantém atualizada sobre as demandas do setor e tende a oferecer soluções relevantes para empresas do segmento.

Neste artigo, você entenderá o que é o sistema IATA e quais as vantagens de utilizá-lo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é IATA?

IATA é a sigla para International Air Transport Association, que significa Associação Internacional de Transportes Aéreos. Trata-se de uma organização global que lidera, representa e atende todo o setor de empresas aéreas.

A entidade surgiu em abril de 1945 em Havana, Cuba. Ela é a sucessora de uma associação anteriormente conhecida como International Air Traffic Association. A IATA atua tanto no mercado turístico quanto no comércio exterior. A sede da entidade está localizada em Toronto, no Canadá.

Funções da IATA

Além de saber o que é a IATA, vale conhecer suas funções. A principal missão da organização é representar, liderar e servir a indústria aérea. Mas a entidade também possui outras responsabilidades, como:

Devido a essas funções, a IATA tem trabalhado para prevenir fraudes no Brasil. Isso porque o número de ataques às compras online de passagens aéreas têm crescido no país. Os golpes envolvendo cartão de crédito são, atualmente, o crime mais recorrente do comércio eletrônico brasileiro.

Assim, o objetivo da IATA é evitar o ataque de hackers e estelionatários por meio da definição de melhores práticas e normas para a indústria aérea. Para isso, a entidade busca formas de promover prevenção, detecção da fraude e redução de perdas.

Sistema de códigos IATA

A IATA adota sistemas de códigos para identificar os aeroportos e as linhas aéreas em operação no mundo. Afinal, existem inúmeros aeroportos em todo o planeta e há a necessidade de padronização para garantir uma comunicação mais clara com eles.

Nesse caso, o sistema consiste em três letras que identificam cada aeroporto. Elas remetem ao nome da localização do terminal, à região ou à personalidade que o local homenageia.

Alguns exemplos são:

Já o código para identificação de linhas aéreas consiste em duas letras ou uma letra e um número. Como exemplo:

Como funciona o sistema de pagamento da IATA?

Como você viu, uma das funções da IATA é desenvolver melhorias para o setor aéreo mundial. Nesse sentido, junto à necessidade de evitar fraudes nas compras de passagens aéreas, a associação criou o IATA Pay.

A iniciativa tem o apoio da indústria e é uma opção de pagamento para quem deseja comprar passagens aéreas diretamente do site de uma empresa do setor. Para tanto, a plataforma incentiva o uso das transações de débito direto.

Nesse método, os pagamentos são descontados da conta bancária do cliente e transferidos diretamente para a conta do comerciante. Isso oferece um nível maior de segurança para os usuários e para a empresa que recebe o pagamento — que pode ser feito de maneira instantânea.

Quais são as vantagens de utilizar o sistema IATA?

Até aqui, você aprendeu o que é e como funciona a IATA e seu sistema de pagamento. Agora, vale conhecer os benefícios de contar com essa alternativa no empreendimento.

Para as companhias aéreas, as vantagens do IATA Pay são:

Já para os consumidores, a principal vantagem é o acesso a um novo método de pagamento mais simples e altamente seguro.

Como fazer a integração com o sistema IATA?

Como o setor aéreo é um grande alvo de fraudes com cartões de créditos, é fundamental para o segmento definir processos e controles financeiros robustos. O objetivo é controlar vendas, cancelamentos e chargebacks.

Afinal, sem esse cuidado, as empresas ficam expostas às perdas. Nesse sentido, para ter controle total sobre as vendas com cartões via IATA ou canais próprios, você pode contar com uma ferramenta de conciliação financeira, como o sistema da Equals.

A nossa plataforma controla as vendas com cartões, relacionando as vendas com as transações recebidas das adquirentes. Para evitar erros, o sistema considera todos os aspectos transacionais e financeiros, contando com uma ferramenta integrada de maneira nativa com todas as fontes de informação da IATA.

Por meio da plataforma Equals, todas as informações de vendas realizadas via agentes IATA por meio dos sistemas de distribuição global (GDS) são integradas automaticamente. Aproveite para conhecer outras características do sistema:

Plataforma multi-línguas

O sistema Equals está disponível em três idiomas: português, inglês e espanhol. Isso permite a utilização do sistema tanto pelas equipes no Brasil quanto no exterior.

Além disso, você pode contar com um atendimento preparado para oferecer suporte multi-idioma. Dessa forma, é mais fácil adotar a ferramenta em outras localidades fora do país.

Aging do contas a receber

O setor financeiro de uma companhia aérea é responsável por manter a contabilidade em dia com as cartas de circularização das adquirentes de cartões. Além disso, a equipe deve conferir as informações conforme os controles e processos de auditoria.

Com a Equals, é possível automatizar e simplificar essas tarefas. Assim, o time financeiro terá tempo para se dedicar a atividades mais estratégicas, sem que a rotina operacional ocupe todo o dia de trabalho.

Agora você sabe o que é IATA e como a integração com o sistema da entidade pode apoiar a redução de perdas e ineficiências decorrentes de fraudes para empresas do setor aéreo. Afinal, esse problema representa prejuízos econômicos e operacionais para as companhias e os usuários.

Quer fazer uma análise sem custo nas suas vendas? Para tirar dúvidas, contratar ou solicitar mais informações, conheça a solução da Equals!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.