A tecnologia, impulsionada pela transformação digital, mudou os hábitos de consumo e a forma como as pessoas se relacionam com as empresas, principalmente no varejo. Nesse contexto, temos os meios de pagamento, que aparecem com destaque em meio às inovações e tendências.
O consumidor moderno é omnichannel, ele escolhe, e tem preferência por empresas que oferecem diversas opções para uma experiência de compra única e personalizada. Ele quer a liberdade de conhecer o produto na loja física e comprar no e-commerce, ou o contrário.
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O seu cliente decide se vai pagar pelo smartphone, tablet, computador ou notebook. Hoje, os compradores são multicanais, e o varejo também deve ser. E assim como o cliente escolhe o canal, ele também aponta os meios de pagamento pelos quais prefere comprar determinado produto. Por isso, é importante oferecer múltiplas opções para que ele tome a decisão por conta própria.
Em uma pesquisa feita pela Mastercard, 90% dos entrevistados disseram estar dispostos a utilizar novas tecnologias de pagamentos no futuro. Segundo o IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), até 2030 o dinheiro físico deixará de existir, sendo substituído por novos meios de pagamento como NFC, QR Code, biometria, criptomoedas, reconhecimento facial etc.
Mas, não precisamos ir tão longe. Em 2017, pela primeira vez, as transações por cartão (crédito, débito ou pré-pago) superaram as movimentações com dinheiro físico. Os cartões chegaram a R$ 1,36 trilhão contra R$ 1,31 trilhão do dinheiro em papel. Os números foram levantados pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito).
Neste post, vamos destacar o cartão de crédito, a grande preferência dos brasileiros em compras no varejo. Aceitar cartão é indispensável para todo varejista. Mas, empresas que lidam com alto volume de vendas e múltiplos meios de pagamento têm grandes desafios.
O varejista que aceita cartão em sua loja física ou e-commerce precisa ter total controle sobre os valores recebidos, prazos estabelecidos e descontos cobrados pelas operadoras de cartão, que são as bandeiras, adquirentes e subadquirentes.
Saiba mais sobre elas aqui.
É importante destacar que a comunicação com essas empresas intermediadoras nem sempre ocorre com facilidade. Durante as transações financeiras, as informações navegam de forma automática e no meio disso podem ocorrer falhas.
Por isso, empresas que aceitam múltiplos meios de pagamento e precisam administrar diversas bandeiras, adquirentes e subadquirentes, necessitam de uma gestão financeira eficiente para evitar perder dinheiro.
Cada operadora de cartão tem sua política própria e trabalha com prazos, taxas e descontos específicos. Além de conferir e cruzar todos esses dados, o varejista ainda enfrenta alguns desafios que podem acontecer seja qual for a empresa intermediadora. Conheça alguns deles:
Cancelamentos: acontece quando o consumidor faz a compra, mas cancela a mesma dentro do prazo permitido por lei. Isso pode acontecer quando o cliente se decepciona com o produto, ou simplesmente muda de ideia em relação à sua aquisição.
Chargebacks e fraudes: o chargeback ocorre quando o titular do cartão contesta a venda, alegando não reconhecer a compra, podendo ser por má fé ou fraude, no caso de cartão clonado, por exemplo.
Cobranças indevidas: ocorrem quando as operadoras de cartão realizam cobranças indevidas, descontando taxas diferentes das firmadas em contrato ou em duplicidade. Também pode acontecer o descumprimento de prazos, que costumam causar problemas no fluxo de caixa e no capital de giro das empresas.
À essa altura, você já entendeu a importância de oferecer múltiplos meios de pagamento, os desafios de manter o controle de todos os seus recebíveis e também aprendeu mais sobre as operadoras de cartão.
Mas como evitar ou diminuir a incidência de cancelamentos, chargebacks, fraudes e cobranças indevidas? Confira abaixo dicas valiosas para lidar com os desafios implícitos às empresas que lidam com múltiplos meios de pagamento:
Podemos definir gestão financeira como o conjunto de medidas administrativas que visa fazer o planejamento, análise e controle das atividades financeiras de uma empresa, no que se refere a investimentos, despesas, lucros, empréstimos, financiamentos etc.
Principalmente no varejo, o volume de vendas é alto, o que torna indispensável o uso da tecnologia para um melhor controle financeiro. É aí que entra a gestão financeira inteligente, que serve para automatizar os processos, diminuindo falhas e erros humanos que podem prejudicar a saúde financeira dos negócios.
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Fazendo uso de um sistema ou plataforma online, você consegue ter o controle das finanças do seu negócio, podendo se preocupar com o que realmente importa: o seu cliente.
A conciliação bancária consiste em conferir e cruzar dados disponibilizados pelas operadoras referentes às compras realizadas na sua empresa através de cartão de crédito e débito, e verificar se existem disparidades entre os valores recebidos, prazos estabelecidos e descontos cobrados.
Agora, imagine fazer tudo isso manualmente em planilhas. Bem complicado, certo? Através do uso da tecnologia, os extratos dos cartões são verificados, todas as vendas são analisadas e os erros, inconsistências e demais problemas são identificados com facilidade.
Você deve ter percebido que a tecnologia é a sua grande aliada para lidar com múltiplos meios de pagamento e superar os desafios dessa prática. Saiba que a Equals tem uma solução digital completa para a gestão financeira do seu negócio bem como para a conciliação bancária dos seus recebíveis em cartão de crédito.
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