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Os meios de pagamento não param de evoluir. Pouco tempo atrás, o dinheiro em papel dominava as relações comerciais. Hoje, está cada vez mais próximo de ser extinto. Em 2017, pela primeira vez, os pagamentos com cartão de crédito superaram o dinheiro físico. E não podemos esquecer do boleto bancário, que continua sendo um dos queridinhos dos brasileiros.
Nessa lista de todos os meios de pagamento possíveis para o varejo – e principalmente para o e-commerce, temos, além do cartão de crédito e boleto bancário: cartão de débito, carteira digital, transferência (TEF), pagamento por aproximação (NFC), entre outros.
A diversidade nos meios de pagamento é uma tendência, e a sua empresa precisa estar preparada para isso. Quer números que comprovem isso? Segundo pesquisa da Mastercard, 90% dos brasileiros estão dispostos a usar novos meios de pagamento no futuro.
Portanto, se o seu consumidor está aberto a utilizar novos meios de pagamento, por que sua empresa não vai oferecer essas opções para ele? Bom, trouxemos esses dados para que você entenda a importância de oferecer múltiplos meios de pagamento.
Contudo, não basta passar a oferecer diversos meios de pagamento, sem um controle adequado de todos os seus recebíveis, certo?
Existem alguns desafios que, caso não sejam bem trabalhados, podem comprometer a gestão financeira da sua empresa. Antes das dicas para o controle das suas vendas, vamos conhecer quais problemas podem acontecer, e depois, como evitá-los. Continue a leitura!
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Toda empresa que aceita pagamentos com cartão, seja no e-commerce ou na loja física, precisa lidar com as operadoras de cartão, que são as bandeiras (Visa, Mastercard, Elo), adquirentes e subadquirentes (Stone, Pagar.me, Rede, Cielo).
No caso da relação com estas operadoras, podem aparecer algumas divergências:
Valores: é comum, em empresas com várias máquinas de cartão, de diferentes operadoras, acontecer diferenças entre os valores vendidos e os realmente recebidos. Este, sem dúvidas, é o principal problema para as empresas que oferecem múltiplos meios de pagamento, principalmente aquelas com várias filiais.
Prazos: o descumprimento de prazos por parte das operadoras de cartão pode comprometer o fluxo de caixa e o capital de giro do seu negócio. As vendas no cartão de débito costumam ser pagas em até 2 dias úteis, em algumas empresas até no mesmo dia, enquanto no cartão de crédito são repassadas em até 30 dias. Caso esses prazos, firmados em contrato, não sejam respeitados, o seu negócio pode ser comprometido.
Descontos: as operadoras de cartão descontam a parte delas, de todas as suas vendas. Mas você sabe se esses descontos estão corretos? Quantas vendas no cartão você faz por dia, por mês, por ano? Se os descontos estiverem maiores do que deveriam, imagine o seu prejuízo financeiro.
Não estamos aqui crucificando as operadoras de cartão. Durante as transações financeiras, as informações navegam de forma automática, e no meio disso podem ocorrer falhas.
Além das divergências com as operadoras de cartão, existem imprevistos que acontecem seja qual for a empresa contratada pelo seu negócio.
Cancelamentos: acontecem quando o consumidor faz a compra, mas cancela a mesma dentro do prazo permitido por lei. Isso pode acontecer quando o cliente se decepciona com o produto ou simplesmente muda de ideia em relação à aquisição.
Chargebacks e fraudes: o chargeback ocorre quando o titular do cartão contesta a venda, alegando não reconhecer a compra, podendo ser por má fé ou fraude, no caso de cartão clonado, por exemplo.
Como controlar as vendas conferindo valores, prazos e descontos e lidando com cancelamentos, chargebacks e fraudes?
Não tem outro jeito! Como cruzar todas as informações das suas vendas com os valores recebidos, de forma manual? Os processos demorados e repetitivos aumentam as chances de erros e falhas humanas, além de ser um grande desperdício de tempo e produtividade colocar seus funcionários para apurar tudo isso manualmente.
Quer saber quanto você vai receber, quando e como se deu o pagamento?
Você já ouviu falar sobre conciliação bancária, conciliação de recebíveis, conciliação financeira? Bom, seja qual for a nomenclatura, precisamos destacar que se trata de um processo essencial para a gestão financeira da sua empresa.
A plataforma Equals pode ser integrada ao ERP da sua empresa, e faz o que nenhum deles pode fazer. Com Equals, você aumenta a eficiência do setor financeiro e diminui consideravelmente o tempo do fechamento de caixa, por exemplo.
A densidade de informações, números e relatórios da plataforma Equals permite que você tenha mais controle sobre as suas vendas, por meio de um painel simples e intuitivo. Confira alguns dos recursos de nossa solução:
Com todas essas funcionalidades, controlar suas vendas não será um problema, mesmo que você trabalhe com diversos meios de pagamento.
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