Intermediação de pagamentos quais os benefícios para o negócio?

14 abril 2025

O controle financeiro de uma empresa é uma área com diversas vertentes, que demanda muita atenção na rotina — principalmente no que diz respeito aos recebimentos. Para esse caso, contar com uma solução de intermediação de pagamentos pode ser interessante.

O objetivo desse tipo de serviço é facilitar a gestão dos recebimentos, tornando o processo mais seguro e eficiente para a empresa. Ainda, a solução costuma ser positiva do ponto de vista da experiência do consumidor.

Quer entender o funcionamento do serviço? Saiba o que é intermediação de pagamentos, quais são os benefícios para as empresas e como escolher o melhor provedor para esse tipo de solução.

Continue a leitura!

O que é intermediação de pagamentos?

Como o nome sugere, a intermediação de pagamentos é um serviço de conexão entre compradores, vendedores e adquirentes — as empresas que processam e liquidam vendas no cartão. As intermediadoras de pagamento também são conhecidas como subadquirentes.

Com esse tipo de solução, em vez de o lojista precisar lidar diretamente com operadoras de cartão de crédito, bancos e outros meios de pagamento, a intermediadora assume esse papel. Ela garante que toda transação seja processada e o dinheiro seja transferido.

O processo tem as seguintes etapas:

Como é o intermediário que faz todas as verificações de segurança, as empresas ganham tempo por não precisarem conduzir esse tipo de tarefa. Inclusive, esse tipo de solução serve tanto para e-commerces quanto para estabelecimentos que vendem presencialmente.

Ainda, é importante não confundir a intermediadora com o gateway de pagamento. O intermediário é o terceiro que processa a transação, enquanto o gateway conecta a loja com as instituições financeiras, sem fazer o gerenciamento do dinheiro.

Quais são os benefícios da intermediação para as empresas?

A intermediação de pagamentos traz diversas vantagens para empresas que vendem online ou fisicamente.

Confira os principais pontos positivos!

Aumento da segurança

Primeiramente, a intermediação de pagamentos é vantajosa para aumentar a segurança financeira para os empreendimentos. A razão é que, seja vendendo online ou presencialmente, os negócios ficam expostos a diversos riscos.

Entre eles, estão:

A intermediação de pagamentos reduz esses riscos ao adotar diversas camadas de proteção. Por exemplo, empresas que fornecem o serviço costumam implementar diferentes mecanismos antifraudes para minimizar as chances de golpes.

A autenticação em dois fatores (2FA) é comum nesses casos. As intermediárias também podem usar machine learning e inteligência artificial (IA) para identificar padrões incomuns e bloquear operações suspeitas.

Esses procedimentos também são vantajosos para os clientes. Com a adoção desses mecanismos de segurança, há uma redução significativa das chances de vazamento de dados e ações de hackers.

Otimização da gestão

Outra vantagem é a otimização da gestão financeira, viabilizada por diferentes motivos. Por exemplo, com a intermediação, as empresas não precisam firmar contratos individuais com cada operadora de cartão, banco ou método de pagamento.

A intermediadora já tem as integrações prontas, facilitando a gestão dos pagamentos. Além disso, essas plataformas centralizam as transações em um único painel de controle para otimizar o acompanhamento de vendas, recebimentos e fluxo de caixa.

Também há vantagem para negócios que oferecem serviços por assinatura ou trabalham com pagamentos recorrentes, como academias e serviços de streaming. Os intermediários têm funcionalidades que evitam a necessidade de cobrar manualmente os clientes.

Essas soluções são estratégicas para gerar mais controle sobre o fluxo de caixa e reduzir custos operacionais para a empresa — que não terá gastos com processos manuais. Desse modo, a equipe tem a chance de se tornar mais produtiva em tarefas estratégicas e a gestão passa a ter dados sólidos para fazer novos planejamentos.

Oferta de mais opções de pagamento

Cada tipo de cliente tem seus métodos de pagamento preferenciais. Enquanto parte do público pode escolher pagar no cartão de crédito, outros consumidores optam por métodos como Pix ou boleto.

Aceitar diferentes meios de pagamento contribui para aumentar a base de clientes em potencial. Afinal, se você não aceitar determinado método, há o risco de o consumidor fazer a compra no concorrente.

Nesse sentido, como visto, as intermediadoras eliminam a necessidade de a empresa realizar a aceitação de pagamentos individualmente. A própria plataforma é capaz de processar os múltiplos métodos disponíveis.

Como resultado, há uma melhora na experiência do cliente, que tem mais opções para fazer o pagamento na loja — todas elas com segurança e os devidos mecanismos antifraudes. Assim, os negócios têm a oportunidade de fechar mais vendas e melhorar sua receita.

Como escolher um serviço de intermediação de pagamentos?

Empresas em busca de uma solução de intermediação de pagamentos devem começar considerando suas necessidades financeiras. Elas incluem desde os métodos de pagamento que se deseja oferecer aos clientes até serviços adicionais para gestão financeira — como conciliação bancária e emissão de relatórios.

Também é preciso fazer uma comparação de custos. Naturalmente, cada intermediadora cobra taxas sobre as transações. Se o empreendimento tiver um alto volume de vendas, costuma haver a possibilidade de negociar condições especiais para reduzir os custos.

Para negócios que dependem de capital de giro rápido, vale optar por uma plataforma com prazos curtos para as transferências financeiras. Outro ponto essencial é a compatibilidade da solução com o sistema de vendas da empresa para otimizar sua implementação.

Entre as opções disponíveis, vale conhecer a Equals. Nossa plataforma se destaca pela conciliação financeira automatizada, pela auditoria de taxas e pelo controle sobre cancelamentos e chargebacks. Dessa forma, ajudamos negócios a reduzir perdas e aprimorar a previsibilidade financeira.

Neste artigo, você entendeu como funciona uma solução de intermediação de pagamentos e quais são os benefícios para empresas e clientes. Portanto, se o empreendimento ainda não conta com esse tipo de serviço, dê início à sua busca.

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