Transparência nas transações: a importância para a gestão financeira

6 agosto 2019
Quer mais transparência nas transações financeiras da sua empresa? Leia este artigo e saiba como dar mais clareza às operações do seu negócio.

As transações comerciais ocupam um lugar de destaque na gestão financeira das empresas. Com a transformação digital, os avanços tecnológicos e o surgimento das fintechs, as transações ganharam em mobilidade e diversidade, mas também sofreram mudanças significativas nos últimos anos.

Um dos maiores desafios do atacado e principalmente do varejo é ter uma gestão financeira transparente, onde o setor financeiro saiba exatamente todo o dinheiro que está entrando e saindo do negócio. Parece muito simples, mas não é.

Quando falamos em transparência nas transações, estamos querendo dizer que, dentro de uma empresa, o setor financeiro precisa estar ciente sobre prazos para pagamentos e recebimentos, valores, taxas, descontos, mensalidades etc.

Se isso é importante para a gestão financeira de pequenas e médias empresas, imagina para as grandes? Corporações com alto volume de vendas, que aceitam uma grande diversidade de meios de pagamento e atuam com operações complexas precisam ter um controle financeiro robusto.

Antes das dicas de como aumentar a transparência, você precisa saber, de fato, o que são transações financeiras, certo? Vamos lá!

O que são, realmente, transações financeiras?

Basicamente, transações financeiras se caracterizam pela troca de dinheiro entre dois agentes, seja qual for a sua finalidade. No mundo corporativo, acontecem quando uma empresa está pagando ou recebendo por algo.

Toda empresa precisa adquirir insumos para colocar em prática suas atividades, e para isso precisa pagar fornecedores, colaboradores e parceiros. O consumidor, por sua vez, paga à empresa pelo produto ou serviço oferecido.

E claro, toda transação financeira envolve um meio de pagamento, que determina como o valor será transferido de uma ponta a outra. Os meios de pagamento mais comuns são o cartão de crédito e o boleto, existem os já quase obsoletos dinheiro em papel e cheque, e os mais novos como NFC, QR Code, biometria, entre outros.

Leia também: As tendências de pagamentos para e-commerce em 2020

A revolução dos meios de pagamento trouxe facilidade e praticidade para pagar e receber, mas também estabeleceu desafios para as empresas quanto a transparência e segurança das transações.

Quais os riscos da falta de transparência nas transações?

Uma gestão financeira transparente permite que as empresas tenham controle sobre suas operações, fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar e receber, entre outras movimentações.

A falta de transparência no setor financeiro de uma empresa permite erros que podem comprometer o negócio como um todo. Confira abaixo alguns deles, que acontecem principalmente nas transações com cartão de crédito, o principal meio de pagamento do varejo:

Cancelamentos: acontece quando o consumidor faz a compra, mas cancela a mesma dentro do prazo permitido por lei.

Chargebacks e fraudes: o chargeback ocorre quando o titular do cartão contesta a venda, alegando não reconhecer a compra, podendo ser por má fé ou fraude, no caso de cartão clonado.

Cobranças indevidas: ocorrem quando as operadoras de cartão (bandeiras, adquirentes e subadquirentes) realizam cobranças indevidas, descontando taxas diferentes das firmadas em contrato ou em duplicidade.

Quem são os intermediadores das transações com cartão?

Do momento que o cliente passa o cartão até o recebimento pela empresa, existe um longo, porém rápido processo para que a transação seja concluída. E para isso, existem as operadoras de cartão. Conheça quem são abaixo:

Bandeiras: Visa, Mastercad e Elo são exemplos de bandeiras, que são responsáveis por fornecer a tecnologia (chip do cartão) que faz a criptografia dos dados do cliente e o intermédio com as adquirentes e subadquirentes.

Adquirentes e subadquirentes: são as empresas licenciadas pelas bandeiras que fornecem as máquinas de cartão, sendo responsáveis por executar as transações financeiras quando o consumidor passa o cartão. Alguns exemplos são Stone, Pagar.me, Rede e Cielo.

Como aumentar a transparência nas transações financeiras?

Bom, à essa altura, você já sabe o que são, de fato, transações financeiras, quem são os intermediadores dessas transações nas vendas com cartão, a importância da transparência e os riscos da falta dela para a gestão financeira.

Agora, vamos ao que interessa! Confira a seguir como aumentar a transparência nas transações financeiras da sua empresa:

Tenha um sistema antifraude

Com um sistema antifraude, é possível fazer o controle por meio de banco de dados (Big Data), que reúne endereço de IP, localização e outras informações do consumidor como número do cartão de crédito, itens adicionados ao carrinho, entre outros dados, com o objetivo de analisar o risco da transação, a legitimidade do comprador e prevenir possíveis fraudes.

Faça a conciliação bancária

A conciliação bancária consiste em conferir e cruzar os dados disponibilizados pelas operadoras referentes às compras realizadas na sua empresa através de cartão de crédito e débito, e verificar se existem disparidades entre os valores recebidos, prazos estabelecidos e descontos cobrados. Por meio da conciliação, é possível identificar inconsistências, defeitos e até fraudes que podem acontecer nas transações.

Adote um sistema de gestão financeira

Um sistema de gestão financeira permite a automatização de processos manuais, na maioria das vezes cansativos e repetitivos, que aumentam os riscos de erros e diminuem a transparência, por conta da dificuldade na obtenção de informações. Um sistema de gestão financeira é capaz de executar funções de controle financeiro, estoque, notas fiscais, compras e fornecedores, entre outros, além de gerar relatórios essenciais para a gestão do negócio, promovendo maior transparência nas transações financeiras.

Conclusão

Chegamos ao fim deste artigo. Você viu que a transparência nas transações melhora não só a gestão financeira das empresas, aumentando as vendas e a segurança das finanças, mas também dá mais credibilidade ao negócio perante o consumidor, que desfruta de uma experiência de compra mais ágil e confiável.

Quer uma gestão financeira transparente? Nós podemos ajudar. Entre em contato.

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