Um gateway de pagamento, nada mais é que um serviço prestado para as empresas que atuam no ramo digital. Trata-se de uma interface que possibilita que os clientes efetuem pagamentos pelas compras realizadas em plataformas online.
Ele possibilita que uma empresa receba pelas suas vendas realizadas em meio online de forma rápida, segura e descomplicada, tanto para a empresa, quanto para o seu cliente. Para tanto, é necessário conhecer bem essa ferramenta para poder desfrutar de todos os seus benefícios e funcionalidades.
No artigo de hoje, mostraremos quais são os pontos que precisam ser analisados de um bom gateway de pagamento. Acompanhe!
Um dos pontos mais importantes e que precisa ser levado em consideração antes de contratar um gateway de pagamento, são as funcionalidades e recursos que a ferramenta pode oferecer ao seu negócio.
Você precisa compreender que esses recursos existem para facilitar a gestão de vendas, bem como, a experiência do consumidor enquanto realizam compras em seu site. Portanto, as funcionalidades da ferramenta precisam ser consideradas.
Sendo assim, avalie os painéis de relatórios gerenciais, os processos de recuperação de venda, análise informativa em tempo real, possibilidade de implementar estratégia de compra em um clique e, ainda, se ele suporta o pagamento em diferentes cartões.
Obviamente que, além dessas, existem outras funcionalidades interessantes. Portanto, avalie cada uma delas e verifique se os recursos oferecidos atendem bem a todas as demandas do seu público.
O custo da utilização de um gateway de pagamento pode variar bastante de acordo com cada empresa que realiza esse tipo de serviço. Entre diversas tarifas ou taxas, essa contratação pode envolver mensalidades, anuidades ou pagamentos a cada compra realizada.
É necessário fazer as contas e verificar se essas cobranças poderão impactar negativamente nos resultados da sua empresa. Portanto, verifique com a prestadora se há a possibilidade de negociar essas taxas.
Assim, você poderá utilizar a ferramenta e todas as suas vantagens, de modo que, o valor cobrado pela ferramenta não seja capaz de prejudicar a lucratividade do negócio. O que pode ser feito é um ajuste com a empresa para cobrar determinado percentual de acordo com o volume de vendas ou pedidos firmados em um dia.
Nesse mundo cada vez mais globalizado e interligado, uma ferramenta de gateway de pagamento que possui integração com outros sistemas pode fazer toda a diferença para a sua empresa.
Essa integração pode ser com sistemas e soluções antifraude ou com outros parceiros que ofereçam condições e opções diferenciadas de pagamento. Além disso, essa integração também pode ajudar você a eliminar uma série de custos operacionais e tecnologias desnecessárias presentes em muitas empresas de e-commerce.
A segurança é algo primordial na escolha de um gateway de pagamento. Essa característica servirá tanto para a sua empresa, quanto para os clientes que adquirem produtos em sua loja, seja ela online ou física.
Para tanto, é necessário que o gateway selecionado esteja de acordo com todas as normas de segurança internacionais que são exigidas para este setor. Entre as mais importantes, podemos mencionar a certificação PCI-DSS.
Ela é a ferramenta que permite o armazenamento dos dados de cartão de crédito de forma legalizada e, além disso, assegura a integridade dos dados e das transações realizadas a partir da sua ferramenta.
Esses e outros recursos de segurança são fundamentais para que as lojas possam disponibilizar o pagamento por meio de gateway, oferecendo funcionalidades como, pagamento com um clique, venda com cartão de débito, entre outras.
A prevenção de fraudes, de fato, não é uma responsabilidade dos gateways de pagamento, entretanto, eles ajudam a detectar atos fraudulentos de pessoas mal intencionadas. Um exemplo simples dessa funcionalidade é o Sistema de Verificação de Endereços (AVS).
A ferramenta, que é capaz de fazer verificações como essa, pode comparar os dados do emissor do cartão com aqueles presentes na fatura, podendo rejeitar compras caso as informações estejam incongruentes.
Além disso, temos a verificação de BINs, que é uma análise dos seis primeiros dígitos do cartão e as regras de Velociy, que, basicamente, mede as transações por determinado intervalo de tempo e com certo padrão. O objetivo desse recurso é encontrar robôs que tentam fraudar ou tumultuar algum processo de compra.
Sendo assim, mesmo a prevenção de fraudes não sendo uma responsabilidade dos gateways de pagamento, é importante verificar se a empresa que você selecionou oferece essa possibilidade como um plus pela utilização da sua ferramenta.
Por fim, precisamos bater na questão do suporte técnico. Afinal, geralmente, o gestor de uma empresa não é um expert em tecnologia e capaz de resolver todo e qualquer problema que, certamente, aparecerá.
Assim, é muito comum que as empresas tenham certa dificuldade em operar alguns elementos do gateway de pagamento, bem como, é perfeitamente possível que ocorra alguma instabilidade ou erro no sistema.
Nesses momentos, você precisará da ajuda do suporte técnico para fazer o seu gateway de pagamento voltar a funcionar com o mesmo grau de eficiência. Portanto, é uma parte do processo de contratação que precisa ser analisado com muito cuidado.
Verifique se, já na fase de pesquisa, as respostas são rápidas e contundentes. Caso a empresa demore a responder alguma dúvida ou questionamento, ligue um sinal de alerta. Verifique a opinião de outras pessoas com relação ao atendimento fornecido por determinadas empresas.
Fazendo isso, você não corre o risco de ficar sem o seu gateway de pagamento em um dia corrido que, por algum motivo inexplicável ou por conta da imperícia de algum colaborador, o sistema tenha ficado fora do ar.
Assim, podemos concluir que a escolha de um bom gateway de pagamento passa pela análise criteriosa de cada um dos elementos descritos neste artigo. Seguindo essas indicações, você conseguirá extrair o máximo de benefícios em suas vendas.
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