[eBook] O futuro da gestão financeira pós-covid19

23 junho 2020
Apesar de o título sugerir uma previsão sobre o futuro que está por vir num mundo pós-coronavírus, a intenção não é essa. Com base no que sabemos hoje, queremos abordar cenários para a gestão financeira em um mundo que está desaprendendo a ser do jeito que sempre foi para aprender a ser de um modo que jamais imaginou em tão pouco tempo.

A vida em sociedade vem mudando desde 11 de março de 2020, quando uma pandemia foi declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Estamos falando do chamado novo coronavírus; cujos efeitos da covid-19 foram capazes de impor isolamento e distanciamento social a países ao redor do globo. O plano a ser seguido por pessoas e empresas é o mesmo: sobreviver.

Apesar de o título sugerir uma previsão sobre o futuro que está por vir num mundo pós-coronavírusa intenção não é essa. Com base no que sabemos hoje, queremos abordar cenários para a gestão financeira em um mundo que está desaprendendo a ser do jeito que sempre foi para aprender a ser de um modo que jamais imaginou em tão pouco tempo. 

Se o trabalho remoto veio mesmo para ficar, ele vai facilitar ou dificultar a adoção da automação financeira? Com a introdução do open banking, teremos cada vez mais fintechs operando como bancos? Como a conciliação financeira tem se preparado para um cenário de adoção do PIX que poderá resultar no fim do dinheiro físico? A automação da conciliação financeira no Brasil se encaminha para um cenário de aprendizado de máquina?

Para responder a essas questões, nos baseamos em alguns reports e convidamos os fundadores da Equals, Marcelo Garcia e Fabrício Costa, para que trouxessem reflexões sobre como podemos desenhar o futuro da gestão financeira junto com uma nova sociedade que está sendo (re)construída agora. É desse modo, afinal, que conseguiremos nos adaptar às tendências que já vinham sendo anunciadas; como também adotar transformações radicais no modo de fazer negócios.

“O grande aprendizado que tive ao ter quebrado na última crise foi de ter construído uma empresa que gere riqueza, e riqueza não está associada só ao lucro financeiro, ela está associada as pessoas, ela está associada a construção de uma reputação de um reconhecimento do mercado e também está associada ao problema que você resolve pra o teu cliente”. – Fabrício Costa, fundador da Equals. 

A boa notícia é que tudo vai passar e quando isso acontecer, nada será como antes. 

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.