Com a concorrência acirrada, entender as necessidades dos consumidores é imprescindível para vender mais. Logo, conhecer a técnica CVBA pode ajudar a impactar positivamente os resultados da empresa.
No entanto, muitos gestores não conhecem a sigla, o que pode prejudicar suas estratégias de vendas. Se esse é o seu caso, vale a pena entender o que ela representa e como a metodologia funciona, na prática.
Quer aprender mais sobre o assunto? Neste post, você conhecerá dicas de como aplicar a técnica CVBA e impulsionar as vendas!
Acompanhe!
A técnica CVBA é uma metodologia de vendas que tem o objetivo de aprimorar a conexão entre vendedores e clientes. Essa abordagem possibilita ter uma compreensão mais profunda das necessidades dos compradores, facilitando o caminho até a decisão de aquisição.
A sigla CVBA representa quatro elementos relevantes para conduzir uma negociação de sucesso — característica, vantagem, benefício e atração. Cada um dos fatores tem um papel na construção de uma proposta de venda convincente.
Veja o que eles significam:
Após entender o que é a técnica CVBA, vale saber quais são os seus benefícios. Primeiramente, o método ajuda a fortalecer o relacionamento entre vendedor e cliente, gerando uma conexão mais autêntica.
Ao seguir a metodologia, os profissionais de vendas conseguem se aproximar do consumidor de maneira estratégica. Assim, é possível despertar o seu interesse e criar uma experiência diferenciada de compra.
Em vez de apenas fornecer informações sobre o produto — como é comum no mercado — a CVBA incentiva o desenvolvimento de uma abordagem mais planejada. Com a técnica, a empresa constrói uma conexão emocional — elemento importante para o sucesso nas vendas.
Segundo pesquisa da PWC, 73% das pessoas consideram a experiência do cliente como um aspecto relevante na tomada de decisão de compra. Portanto, além de agregar valor ao produto, um vendedor que aplica a técnica CVBA contribui para o fortalecimento da marca.
Você conheceu as vantagens da técnica CVBA. Agora, chega a hora de saber como aplicá-la na empresa e obter os seus benefícios.
Confira os passos, a seguir!
O primeiro passo para aplicar a técnica CVBA é compreender as necessidades dos clientes. A atitude vai além de conhecer superficialmente o público-alvo. Investigue o que motiva as decisões de compra, utilizando pesquisas de mercado, dados e entrevistas para mapear as demandas.
Além disso, é preciso reconhecer que um mesmo negócio pode ter diferentes perfis de clientes, cada um com seus desafios e suas expectativas. Ao identificar as variações, você consegue personalizar a abordagem e oferecer soluções mais eficientes e alinhadas aos interesses de cada grupo — gerando maior engajamento e confiança.
Outra dica é conhecer bem as características do seu produto ou serviço. Para tanto, realize uma análise detalhada dos elementos que o tornam único no mercado, sejam eles as especificações técnicas ou as funcionalidades.
O conhecimento faz com que o cliente veja o produto não apenas como uma opção, mas como a escolha ideal para atender às suas necessidades.
Na técnica CVBA, um ponto relevante é identificar os benefícios que o produto ou serviço oferece ao cliente. Mais do que listar características, é preciso entender como as qualidades da solução impactam a vida do comprador.
A chave é conectar os atributos do que você oferece às necessidades do cliente, destacando os resultados práticos que ele pode alcançar. Ao estabelecer essa ligação, o cliente passa a enxergar valor real na solução, o que facilita a sua decisão de compra.
Uma maneira de demonstrar valor ao cliente é ser proativo em suas interações. A prática envolve antecipar as necessidades e possíveis preocupações do comprador, oferecendo soluções antes que ele precise solicitá-las.
Por exemplo, se você identificar que um cliente necessita de informações sobre um recurso específico do seu produto, forneça os dados antes mesmo que ele pergunte. A atitude ajuda a demonstrar conhecimento, confiança e interesse em ajudar.
Com isso, a proatividade pode transformar a experiência do cliente, reforçando a impressão de que ele está sendo bem atendido e valorizado.
Fazer a técnica CVBA funcionar demanda proporcionar um atendimento de excelência. Isso significa estar disponível para atender às solicitações dos clientes, sempre demonstrando confiança e segurança.
Adicionalmente, mantenha uma comunicação clara e transparente, evitando jargões e sendo honesto sobre o que seu produto oferece. Assim, você cria expectativas realistas e evita frustrações futuras.
Por fim, acompanhe o cliente após a venda. Um simples contato para verificar se ele está satisfeito com o produto ou se precisa de mais assistência pode reforçar a percepção de que você está comprometido com a satisfação do consumidor.
A simpatia é uma característica que ajuda a estabelecer uma boa relação com o cliente. Portanto, mostre-se acessível e amigável para criar um ambiente positivo, em que o comprador se sinta à vontade para compartilhar as suas dúvidas e preocupações.
Ainda, pequenos gestos, como ouvir e responder atenciosamente, fazem toda a diferença no atendimento e influenciam a experiência de compra. Logo, a simpatia deve ser uma prática adotada para ajudar a construir relacionamentos duradouros.
Neste conteúdo, você descobriu o que é a técnica CVBA, entendeu quais são os seus benefícios e aprendeu dicas de como colocá-la em prática na empresa. Considere aproveitar a proposta de cada pilar da metodologia para ter uma abordagem de vendas mais direcionada.
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