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O varejo refere-se a todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e/ou serviços ao consumidor final.. A conciliação bancária, por sua vez, tem papel fundamental para que empresas do varejo possam fazer o controle de tudo aquilo que foi vendido e devidamente recebido na conta destino do negócio.
Antes de nos aprofundarmos sobre a importância da conciliação bancária no varejo, é válido que você conheça o cenário atual do comércio no Brasil.
Em 2018, o varejo brasileiro registrou faturamento de R$ 1,5 trilhão, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a 2019, de janeiro a novembro, o crescimento registrado foi de 1,7%, comparado a igual período do ano anterior.
Para 2020, o otimismo é grande. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê crescimento de 5,5% do varejo brasileiro, o que seria o maior aumento em sete anos.
Neste cenário de retomada, as empresas e os empreendedores do varejo precisam agir como verdadeiros agentes transformadores para acompanhar as preferências dos consumidores, sem comprometer os negócios.
E para que você não cometa deslizes e tenha uma gestão financeira inteligente, sua empresa precisa de uma conciliação bancária bem feita.Leia também: Os 5 maiores erros de gestão financeira no varejo
A conciliação bancária consiste na conferência e cruzamento das compras realizadas na sua loja com os valores recebidos na conta bancária. A conciliação bancária tem o papel de levantar as suas vendas no cartão de crédito e débito, e verificar se existem disparidades entre os valores recebidos, prazos estabelecidos e descontos cobrados pelas operadoras de cartão.
Acesse também: Por que fazer a conciliação financeira no varejo?
Entre o pagamento do cliente e o recebimento pela empresa podem acontecer falhas que, muitas vezes, fazem com que o dinheiro não chegue ao destino final. Os erros neste caminho podem ser minimizados pela conciliação bancária.
Por meio da conciliação, é possível identificar inconsistências, defeitos e até fraudes que podem acontecer nas transações. Além disso, através da conciliação, você consegue ter uma visão ampla de todos os valores e taxas cobrados pelas bandeiras e adquirentes.
No varejo, o volume de vendas é alto. Já imaginou ter que cruzar dados de todas as transações, uma por uma, conferindo valores, prazos, descontos e taxas, além de se atentar à cancelamentos, fraudes e chargebacks, de forma manual?
Os processos demorados e repetitivos aumentam as chances de erros e falhas humanas, o que não acontece na conciliação bancária inteligente, onde todo o processo é automatizado.
Leia também: Como escolher um software de conciliação financeira para o varejo
Através do uso da tecnologia, os extratos dos cartões são verificados, todas as vendas são analisadas e os erros, inconsistências e demais problemas são prontamente identificados, evitando problemas no fluxo de caixa, no controle de pagamentos e recebimentos e, consequentemente, em toda a gestão financeira.
Confira os principais benefícios para o seu negócio:
Chegamos ao fim deste artigo. Esperamos que você tenha absorvido o que é conciliação bancária e a importância dessa prática para a sua empresa, principalmente se ela atua no segmento do varejo, onde o volume de vendas é alto e o controle financeiro precisa ser bem feito.
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