Como fazer o gerenciamento de múltiplos meios de pagamento no seu negócio?

17 fevereiro 2022

Com a evolução do mercado financeiro, passamos a contar com múltiplos meios de pagamento — que facilitam a rotina das pessoas ao ampliar as possibilidades de efetuar as compras. Contudo, tantas alternativas podem ser desafiadoras para as empresas.

Afinal, gerenciar recebimentos de fontes distintas aumenta as chances de erros de contagem e comprometimento dos dados financeiros. Contudo, também existem formas de ganhar mais eficiência no controle dos diferentes meios de pagamento e otimizar a rotina do setor financeiro.

Quer saber como gerenciar os diferentes meios de pagamento e oferecer diversas alternativas ao seu cliente sem comprometer a organização interna? Continue a leitura!

O que são meios de pagamento?

Os meios de pagamento são as formas oferecidas aos clientes para pagar pelos produtos ou serviços do estabelecimento. No passado, o meio mais comum era o dinheiro em espécie. Mas, atualmente, o consumidor pode contar com múltiplas alternativas de pagamento.

A tecnologia tem um grande papel na ampliação dos meios de pagamento, pois as novas possibilidades apresentam uma estrutura virtualizada. Nesse sentido, mesmo os menores empreendimentos já contam com alternativas modernas de recebimento pelas suas vendas.

Os principais exemplos são o cartão de crédito, o Pix e a transferência via redes sociais. E a lista de novas opções que oferecem mais segurança, praticidade e agilidade na hora de pagar uma obrigação não para de crescer.

Além do conceito de meios de pagamento, existem as diferentes modalidades. Elas dizem respeito aos pagamentos à vista, a prazo etc. Nesse contexto, os consumidores esperam encontrar alternativas distintas ao fazer as suas compras ou contratar serviços.

Logo, a diversidade de meios e modalidades de pagamento é um fator que impacta na decisão dos clientes por um estabelecimento ou profissional. Isso acontece porque a disponibilização de formas de pagamento variadas facilita o processo de compra.

Assim, estar preparado para oferecer as melhores soluções em pagamento ao seu cliente é fundamental.

Quais são os principais meios de pagamento disponíveis no Brasil?

Existem inúmeros meios de pagamento no Brasil — e nem sempre as empresas conseguem abranger todas as alternativas. Afinal, elas são muitas e estão sempre aumentando. Por isso, há as possibilidades que mais se destacam.

Ao analisá-las, é possível encontrar aquelas que fazem mais sentido para o seu público e para o seu negócio. Nesse sentido, os principais meios de pagamento são:

Como fazer o gerenciamento desses múltiplos meios de pagamento?

Junto aos benefícios que os múltiplos meios de pagamento representam para o mercado, existem certos desafios quanto ao gerenciamento desse fluxo financeiro nas empresas. Isso porque cada alternativa tem as suas políticas de taxas, descontos e funcionamento — o que pode dificultar a gestão financeira.

Portanto, no momento de fazer o gerenciamento dos recebíveis, é necessário ter atenção a todos esses fatores. Com esse cuidado, a companhia evita ruídos nos processos do contas a receber — que podem trazer prejuízos financeiros ou riscos fiscais para o negócio.

Além disso, há outras operações que devem ser acompanhadas — e que vão além dos recebimentos. Por exemplo, os cancelamentos, as contestações dos clientes, os descontos, as cobranças indevidas etc. Assim, cruzar todos os dados e manter o setor financeiro em ordem exige atenção para evitar erros.

A seguir, confira dicas importantes que podem ajudar a empresa a fazer um gerenciamento dos meios de pagamento eficiente e manter um fluxo financeiro adequado:

Gestão financeira eficiente

Como você viu, os meios de pagamento passaram por muitas mudanças ao longo dos anos. E a tendência é que essas transformações financeiras continuem — tornando os processos cada vez mais céleres.

Nesse contexto, a gestão financeira exerce um papel fundamental para realizar o planejamento, a análise e o controle das atividades de uma empresa. É a partir desse setor que os recursos monetários terão o melhor destino.

Além disso, a equipe de gestão financeira é a responsável por dar o suporte técnico necessário em relação aos meios de pagamento oferecidos na etapa de vendas. Para elevar a eficiência desse processo, o contas a receber pode contar com o suporte da tecnologia.

Assim como nos recebimentos, a tecnologia também pode contribuir com o gerenciamento desses dados ao proporcionar mais eficiência para a empresa. Ao tornar o processo de gestão financeira automatizado, o negócio coordena e centraliza as informações.

Um sistema adequado ajuda a tornar as atividades mais eficientes e evitar falhas humanas, reduzindo as chances de inconsistências. Todos os dados podem ser controlados em uma plataforma específica, que cruza as informações e identifica os problemas logo que eles acontecem.

Diante do avanço tecnológico, existem muitas soluções para auxiliar a gestão financeira de empresas. Por isso, é importante avaliar com cautela para encontrar o sistema de gerenciamento financeiro mais alinhado com o modelo da sua empresa.

Conciliação financeira

As empresas que recebem múltiplos meios de pagamento necessitam de uma tecnologia que faça a conciliação financeira. Ela é responsável por conferir e cruzar os dados das operadoras dos cartões de crédito e débito, verificando a existência de inconsistências nas informações.

Na conciliação, são comparados os valores recebidos, os prazos e os descontos. Assim, por meio de um sistema inteligente, é possível garantir que as informações estejam corretas. Esse recurso aumenta a segurança da empresa e dos clientes, e também evita trabalhos extras para a equipe.

Para alcançar a excelência nesses processos, você precisa de uma solução digital robusta e completa para o seu negócio. Um bom sistema pode ajudar na gestão financeira da empresa e atuar na conciliação bancária dos recebíveis. É o que acontece com a ferramenta oferecida pela Equals.

Depois de ler este artigo você já entende melhor como oferecer múltiplos meios de pagamento aos seus clientes sem cometer falhas no gerenciamento dos recebíveis. Dessa forma, é possível aumentar a satisfação dos clientes e acompanhar os resultados positivo nos resultados da companhia.

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