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O cashback – dinheiro de volta – consiste em devolver parte do dinheiro gasto pelo cliente, de acordo com critérios definidos pelas próprias empresas que decidem oferecer esse programa de benefícios. O conceito é simples, mas você pode estar se perguntando: “O que meu negócio ganha com isso?”
Em um primeiro momento, não parece boa a ideia de devolver parte do dinheiro das compras de seus clientes, mas o fato é que grandes empresas estão aplicando o sistema de cashback com sucesso e se aproveitando disso: Casas Bahia, Americanas e Walmart são alguns exemplos.
Os programas de cashback são mais comuns em e-commerces, mas também podem ser aplicados em lojas físicas do varejo. Para oferecer esse benefício no seu negócio, primeiro o seu cliente deve se cadastrar na sua loja virtual, se for o caso, ou na plataforma de cashback escolhida por você.
Feito o cadastro, a ideia é que, após atingir um número ou valor mínimo de compras, o seu cliente receba uma parte do dinheiro de volta. A porcentagem devolvida é definida por você, e pode ser fixa ou proporcional aos valores das compras. A forma de uso do dinheiro devolvido pode ser definida por você, de acordo também com as normas da plataforma de cashback contratada.
O modelo mais comum é o cliente usar o valor recebido de volta para comprar outros produtos do seu negócio, mas existe também a possibilidade do cliente solicitar a transferência do valor para uma conta bancária pessoal.
Logo após a compra, se estiver dentro dos critérios do seu programa, o seu cliente recebe um aviso sobre o dinheiro que receberá de volta e, de forma estratégica, esse mesmo cliente pode ser impactado por anúncios de produtos que se encaixem no valor do cashback recebido.
Vamos pensar juntos. Para receber um cashback, é preciso ter um número ou valor mínimo gasto na sua loja, ou seja, trata-se de um cliente do seu negócio. Perceba que, antes mesmo de devolver dinheiro, você já conquistou um cliente, apenas por divulgar seu programa de benefícios.
Quando essa pessoa atinge os requisitos, ela recebe dinheiro de volta. Então, você oferece mais produtos, e ela compra novamente. Sem um sistema de cashbacks, você provavelmente faria apenas uma venda e o ciclo estaria encerrado.
Talvez o cashback não seja uma má ideia para a sua empresa, certo?Leia também: Conciliação bancária: o que é e quais os benefícios
Caso você ainda não esteja convencido sobre o potencial do cashback, confira a seguir todos os benefícios de adotar este sistema em seu negócio.
Conquiste mais clientes
Quem não gosta de uma promoção, um desconto ou benefício na hora de fazer compras? Como citamos anteriormente, apenas por divulgar que o seu negócio tem um programa de cashback, diversos consumidores serão atraídos, com grandes chances de se transformarem em clientes.
Fidelize seus clientes
Aumente o ticket médio do seu e-commerce ou loja física devolvendo parte do dinheiro das compras dos seus clientes para que eles continuem comprando de você. Essa é uma forma de transformar consumidores esporádicos em clientes fiéis.
Conheça melhor seus clientes
Após transformar consumidores em clientes, você terá a oportunidade de conhecer a fundo seus compradores recorrentes. Saiba por quais produtos eles mais se interessam, como gostam de ser atendidos, a periodicidade com que consomem, o padrão de consumo e muito mais. Com essas informações, você poderá elaborar planos de ação mais assertivos.
Aumente a exposição da sua marca
O marketing “boca a boca” funciona, de verdade. É algo natural: quando sua empresa começar a devolver dinheiro, seus clientes irão espalhar a novidade para amigos e familiares, tornando-se verdadeiros promotores da sua marca, sem cobrar nada por isso. Assim, você aumenta sua visibilidade através da indicação de confiança de seus clientes.
Venda mais
Seu negócio venderá mais porque você vai oferecer um benefício real para seus clientes e consumidores. Logo após uma compra, a pessoa saberá qual o valor recebido de volta, podendo se programar para fazer novas aquisições.
É importante que, antes de implantar o sistema de cashback, você faça um estudo sobre preços, condições de pagamento, fluxo de caixa e principalmente em relação à margem de lucro de seus produtos.
Além de analisar esses pontos, você também pode usar o lucro de vendas maiores, com margens maiores, para compensar o dinheiro devolvido.
São muitas as vantagens, não acha? Caso você queira implantar esse programa de benefícios em seu negócio, vai precisar de uma empresa parceira. Conheça as principais.
Méliuz
A Méliuz é especializada em e-commerce, mas também atende outros modelos. Basta se cadastrar no site e começar a usar as ofertas e o cashback ou integrar a plataforma com o site do seu negócio.
Beblue
O Beblue permite transferir o dinheiro entre usuários, sendo uma opção interessante para oferecer aos seus clientes. Mas, é preciso ficar atento com os critérios desta plataforma, que cobra, por exemplo, taxa de adesão ou por inatividade.
Mooba
O Mooba é também uma ótima opção de plataforma de cashback, que atua principalmente nas áreas de moda, acessórios, livros, eletrodomésticos e cosméticos.
É isso! Chegamos ao fim deste artigo e esperamos que você tenha entendido o que é cashback e as vantagens para o seu negócio. Não pare por aqui. Conheça também as tendências do varejo para os próximos anos.