Os registros contábeis de uma organização devem refletir a realidade de um negócio. Por essa razão, a gestão financeira deve se preocupar em manter os números organizados e coerentes. Para saber se as anotações foram feitas adequadamente, vale fazer uma auditoria nas contas da empresa.
Ela é bastante comum no fim de ano contábil, pois é capaz de demonstrar se a contabilidade foi realizada de maneira correta, permitindo que o gestor conheça a situação real da organização. Desse modo, a auditoria ajuda a prevenir prejuízos e contribui para o crescimento do negócio.
Neste post, você entenderá a importância da auditoria nas contas da empresa, especialmente no fim de ano contábil. Continue a leitura e confira!
Antes de entender a importância da auditoria contábil, é interessante saber o que é o ano fiscal. Esse termo é utilizado para denominar o período em que as entidades privadas ou públicas devem contabilizar as suas contas.
Ele tem duração de 12 meses e, geralmente, é dividido em 4 trimestres para facilitar a prestação de contas. Além disso, essa divisão permite identificar as oscilações de desempenho, o fluxo de pagamento e outras atividades, tornando o processo mais transparente para os envolvidos.
No Brasil, o ano fiscal coincide com o calendário. Sendo assim, ele começa em 1° de janeiro e termina em 31 de dezembro. Entretanto, em outros países, o período pode mudar. Por exemplo, nos EUA, ele começa em 1° de outubro de um ano e termina em 30 de setembro do outro ano.
Assim, no fim de ano contábil é comum fazer o levantamento de todas as contas para verificar a situação da empresa e garantir o cumprimento das obrigações.
Agora que você já sabe o que é o ano fiscal, deve entender o que é a auditoria contábil. Essa ação é realizada por um auditor que pode ser interno ou externo. O profissional tem a responsabilidade de conferir, analisar e validar as informações financeiras da empresa.
Ou seja, ele verifica a movimentação do caixa, livros de registros, movimentos patrimoniais, recolhimento de impostos e outras contas da organização.
Nesse sentido, o objetivo da auditoria contábil é apurar a autenticidade dos registros e das demonstrações contábeis referentes às movimentações que alteram o patrimônio da empresa. Por essa razão, esse processo deve ser feito regularmente.
É interessante realizar a auditoria especialmente ao final do ano contábil. Dessa maneira, é possível começar o próximo ano com as contas em ordem, facilitando a elaboração de novos registros e a organização dos documentos.
Após entender o que é auditoria contábil, você deve aprender para que ela serve. Por meio dela é possível identificar se o patrimônio da empresa é compatível com as informações verificadas na auditoria.
Isso porque uma das atividades principais desse processo consiste analisar os dados publicados em demonstrações de resultados de exercícios e balanços patrimoniais. Assim, é realizada a análise para entender se essas informações correspondem às apresentadas em registros financeiros da empresa.
Na auditoria contábil, também pode ser realizada a verificação dos processos internos da organização. Por exemplo, os procedimentos relacionados ao fluxo de dados financeiros da organização. Dessa forma, é possível assegurar a elaboração de documentos verdadeiros.
Vale destacar que qualquer área da empresa que apresenta uma informação financeira, como orçamentos ou compra de materiais, por exemplo, pode passar pela auditoria. Ademais, o processo pode ser usado para redefinir estratégias de controle e armazenamento de informações financeiras.
Como você viu, existem dois tipos de auditoria contábil: a interna e a externa. Como cada uma tem papel imprescindível para a empresa, é importante entender mais sobre elas. A primeira é realizada por profissionais da própria empresa e deve ser feita periodicamente.
Assim, a responsabilidade da auditoria interna é conferir se a política e o regime da organização são cumpridos. Essa análise pode envolver um ou mais setores da companhia e, até mesmo, parceiros comerciais e fornecedores, por exemplo.
Já a auditoria externa é feita por uma empresa contratada para verificar as demonstrações contábeis em relação ao patrimônio da empresa. Dessa maneira, ela também avalia os processos e a forma como eles são documentados.
A auditoria também é responsável por apresentar relatórios com os resultados da ação e indicação dos pontos críticos da empresa analisados. Dessa forma, a empresa pode corrigir e prevenir problemas relacionados à sua área contábil — como erros de demonstrações — e realizar melhorias.
Agora que você já sabe quais são os tipos de auditorias, deve conhecer os benefícios dessa ação nas contas da sua empresa. Veja!
O fluxo de financeiro de uma empresa é acompanhado por relatórios, demonstrativos e outros processos contábeis. Por essa razão, está sujeito a falhas relacionadas à apuração das finanças.
Por meio dos relatórios elaborados pela auditoria, é possível alterar os processos internos que geram esses problemas, de maneira simples e rápida. Assim, pode-se evitar que esses erros causem impactos negativos no desempenho do negócio.
Com a auditoria, a empresa pode melhorar os seus controles internos. Isso porque ela avalia de maneira mais profunda os processos contábeis, como relatórios, demonstrações e outros documentos.
Além disso, a auditoria identifica as alterações necessárias na apuração desses procedimentos para que eles sejam adequados.
O pagamento da tributação deve ser uma das preocupações da empresa. Afinal, é necessário se certificar de que a organização está em conformidade com as leis fiscais brasileiras.
Com a auditoria, a companhia pode conferir se está pagando os impostos corretamente. Desse modo, evita-se o risco de multas ou outras sanções causadas por falhas nos cálculos tributários, bem como gastos desnecessários com pagamento superiores aos montantes devidos.
Se a intenção da empresa é abrir as portas para investidores estrangeiros, é imprescindível que ela tenha processos contábeis adequados aos padrões internacionais. Com a auditoria contábil, a organização tem as informações validadas e os documentos mais organizados.
Isso melhora a sua imagem no mercado interno e externo, fazendo com que os investidores tenham maior segurança para aplicar os recursos na empresa.
Ao longo deste post, você conferiu o que é o ano contábil e a importância da auditoria na sua companhia — especialmente ao final de cada período. Desse modo, não deixe de aplicar esse procedimento na sua organização para manter as contas em dia e evitar prejuízos ao seu negócio!
Quer se manter atualizado com as novidades da Equals? Nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!