Cada site parece ter sua própria definição, mas, pelo menos a maioria delas, enfatiza a flexibilidade, que pode tornar o ERP em uma ferramenta de negócios poderosa.
Para entender melhor como essa solução pode transformar seus negócios, é melhor entender o que realmente é e como funciona. Confira uma breve introdução ao ERP e porque parece que todo mundo está falando sobre isso.
ERP é um acrônimo para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), mas mesmo o nome completo não revela muita coisa sobre o seu verdadeiro significado.
Para isso, é necessário dar um passo atrás e pensar em todos os vários processos essenciais à administração de um negócio, incluindo gerenciamento de estoque e pedidos, contabilidade, recursos humanos, gerenciamento de relacionamento com clientes e outros.
No nível mais básico, o software ERP integra essas várias funções em um sistema completo, com o objetivo de otimizar processos e informações em toda a organização. O recurso central de todos os sistemas ERP é um banco de dados compartilhado que suporta múltiplas funções usadas pelas diferentes unidades do negócio.
Na prática, isso significa que os funcionários de várias áreas – por exemplo, contabilidade e vendas – podem confiar nas mesmas informações para suas necessidades específicas. Isso agrega transparência para as operações internas da sua empresa.
O objetivo de um sistema ERP é consolidar dados pertencentes a todas as operações de negócios em um local de fácil acesso e compreensão.
Aqui estão apenas alguns exemplos dos benefícios de um ERP:
Todos esses benefícios resultam na economia de custos, além de funções comerciais mais eficientes.
Leia também: Inteligência Artificial aplicada ao varejo
Existem vários fatores que determinam se uma organização precisa ou não de um ERP.
Uma das principais maneiras de determinar a importância de um programa de ERP para uma empresa é considerar as necessidades de dados. Se suas operações dependem muito de big data, é provável que os programas básicos não sejam suficientes.
Lutar contra as ineficiências no uso de diferentes tecnologias e aplicativos é outro sinal de que um ERP pode ser uma boa opção para sua empresa. Um dos principais benefícios desse processo é sua capacidade de consolidar tecnologias. Como resultado, as organizações não perdem tempo com processos ou entradas de dados duplicados. Todas as informações estão sendo tratadas por um servidor único e altamente simplificado.
Leia também: Unified Commerce x Omnichannel: a evolução do varejo
O software atual está dificultando o acompanhamento dos pedidos de clientes? Uma pilha de tecnologia mal coordenada dificulta a manutenção da consistência dos dados ou até mesmo o atendimento de pedidos em tempo hábil e preciso.
Um ERP robusto ajudará a gerenciar pedidos, automatizando processos em todos os aspectos do seu negócio. Por exemplo, se a empresa recebe pedidos transacionais, um sistema ERP extrai os dados de cobrança e envia as informações relevantes de remessa ao departamento correspondente. Isso permite que você atenda pedidos com mais rapidez e precisão, causando uma ótima satisfação do cliente.
Se você está procurando sua primeira solução de ERP ou está procurando atualizar de um sistema existente, o processo de avaliação, seleção e implementação é uma decisão estratégica de longo prazo para sua organização. Para ajudá-lo nesse processo, aqui estão oito etapas simples para uma seleção bem-sucedida do sistema ERP:
Depois de selecionar o fornecedor de ERP para seus negócios e necessidades, dedique algum tempo ao escopo de todo o projeto, do início ao fim. Trabalhe com seu fornecedor para mapear seus marcos críticos e traçar seu caminho para o sucesso.
Tenha mais previsibilidade no seu negócio, melhore o controle do seu fluxo de caixa e acabe com problemas na contabilidade da sua empresa com a Equals, que pode atuar de forma eficiente junto de um software ERP.
Com nosso sistema, você sabe quanto você vai receber, quando e como aconteceu a transação.
Com a plataforma Equals, você tem controle sobre todo e qualquer problema que possa acontecer com suas máquinas de cartão, seja TEF ou POS. Tudo é apontado pelo sistema e você tem fácil acesso ao conteúdo.
No mesmo ambiente, você tem informações sobre todas as adquirentes, além do relatório em tempo real de quem comprou, a forma de pagamento e como isso se deu na adquirente.
A densidade de informações da plataforma Equals, é um complemento ao ERP que pode fazer toda a diferença.
Facilitamos o dia a dia de quem usa um software ERP com um sistema de gestão financeira inteligente que vai muito além de contas a pagar e receber.
A plataforma Equals entrega 5 níveis distintos de soluções para sua empresa:
Conferência de dinheiro: garantia da captura e autorização das vendas registradas com cartões de crédito, débito e vouchers.
Auditoria de taxas e terminais: validação do cumprimento das taxas contratadas/praticadas em cada bandeira e plano de parcelamento.
Gerenciamento de fluxo de caixa: fluxo de caixa de acordo com a posição mais atual considerando inclusive as antecipações.
Cancelamentos e chargebacks: controle, apuração e notificação sob os cancelamentos e chargebacks recebidos.
Conciliação bancária transparente: apuração dos valores efetivamente creditados na conta bancária da sua empresa.
Para criar uma empresa sustentável e escalável no ambiente de negócios atual, você precisa usar ferramentas que o ajudem a otimizar tarefas, aumentar a produtividade e alavancar dados em tempo real. O sistema ideal pode colocá-lo no caminho certo.
Pronto para ir ao próximo nível? Clique aqui para começar.