7 Dicas para melhorar o controle de estoque do e-commerce

29 julho 2024

O controle de estoque é parte fundamental na gestão de um e-commerce. Afinal, esse processo é importante para gerar mais eficiência operacional, facilitando pontos como a logística da empresa e o processamento dos pedidos.

O bom controle do estoque também é estratégico, pensando em gestão de custos, já que ele evita o acúmulo de itens no inventário. Portanto, buscar otimizar o controle contribui para o planejamento do e-commerce e, consequentemente, para a satisfação dos clientes.

Mas como é possível melhorar o controle de estoque da loja online? Neste artigo, você verá 7 dicas práticas para aplicar no e-commerce. Acompanhe a leitura!

1. Faça um mapeamento de fluxo

O primeiro passo para melhorar o controle do estoque é fazer um mapeamento do fluxo atual. A atividade consiste em visualizar todo o processo vigente, desde a entrada dos produtos até a saída para o cliente.

Fazer esse mapeamento ajuda a identificar gargalos e áreas em que ocorrem erros ou atrasos. Além disso, a compreensão do fluxo mostra como cada etapa do processo está conectada, considerando a recepção de mercadorias, o envio ao consumidor e outras etapas.

Desse modo, ele permite que a empresa trabalhe em ações pensando em melhorar a eficiência do fluxo. Por meio dele, é possível, por exemplo, coordenar as atividades entre diferentes departamentos, como compras e atendimento ao cliente.

2. Automatize os processos

Você também deve buscar estratégias para automatizar processos na gestão de estoque do e-commerce. A prática representa a adoção de tecnologias para agilizar certas tarefas, minimizando a necessidade de ações ou intervenções humanas.

Na gestão de estoque, a automação dos processos assegura que os registros sejam mais precisos, da entrada de dados à contagem de inventário ao rastreamento de produtos. No geral, a empresa tende a ganhar eficiência com esse investimento.

Isso acontece porque automatizar tarefas repetitivas e demoradas libera tempo da equipe, permitindo que ela se concentre em atividades mais estratégicas. Nesse sentido, o e-commerce também pode ganhar em produtividade, destinando esforços para outras áreas, como atendimento.

Somando-se a esses pontos, sistemas automatizados conseguem se integrar diretamente com a sua plataforma de e-commerce. Desse modo, eles podem atualizar automaticamente o estoque quando um pedido é feito.

3. Invista em plataformas integradas

A terceira dica é investir em uma plataforma integrada para a loja virtual. Em um e-commerce, isso significa integrar sistemas de gestão de estoque, processamento de pedidos, gestão de relacionamento com o cliente (CRM), marketing, contabilidade etc.

Depender do controle manual ou da comunicação entre diferentes áreas aumenta os riscos no controle de estoque. Afinal, há mais chances de erros humanos que prejudiquem a operação, além de adicionar mais complexidade à gestão — deixando-a menos eficiente.

Com plataformas integradas, as informações são centralizadas em um único sistema, permitindo acesso fácil e rápido a dados estratégicos. Elas também facilitam a comunicação e o fluxo de informações entre diferentes áreas.

4. Padronize a descrição dos produtos

Padronizar a descrição dos produtos é outra boa prática para adotar na gestão de estoque em lojas online. Com essa estratégia, todas as informações relevantes sobre cada produto são apresentadas de maneira consistente.

Itens com descrições padronizadas são mais fáceis de localizar no sistema de gestão de estoque, o que agiliza o processo de reposição, retirada, embalagem etc. A prática também ajuda a reduzir erros de entrada de dados, garantindo que cada produto seja registrado corretamente.

Além disso, sistemas automatizados dependem de dados consistentes para funcionar corretamente. As descrições padronizadas garantem que processos, como reabastecimento e processamento de pedidos, operem de maneira eficiente.

Para a padronização, uma das alternativas é utilizar códigos de stock keeping unit (SKU), ou unidade de manutenção de estoque, em português. Ela consiste em uma combinação alfanumérica para facilitar o rastreio dos itens internamente.

5. Crie um inventário bem estruturado

Outro investimento que pode ser interessante para melhorar o controle do estoque é criar um inventário bem estruturado. Ele é fundamental para minimizar erros de entrada e saída de produtos e garantir que as quantidades registradas sejam corretas e atualizadas.

Quando você mantém um bom controle do estoque, é possível evitar situações de falta de produtos — que podem levar à perda de vendas e afetar a experiência do cliente. A prática também reduz as chances de compras em excesso que podem resultar em custos de armazenamento.

Além disso, à medida que a loja cresce, um inventário bem estruturado facilita a escalabilidade das operações. Dessa forma, é possível gerenciar um volume maior de produtos e pedidos sem comprometer a eficiência.

6. Reduza de perdas

Buscar formas de reduzir perdas é outro processo importante pensando no melhor controle de estoque do e-commerce. Afinal, essa gestão pode ter uma relação direta com a saúde financeira da empresa, pensando na sustentabilidade a longo prazo.

Isso acontece porque as perdas de estoque representam custos diretos para o negócio. Logo, reduzi-las significa menos dinheiro desperdiçado em produtos danificados, expirados ou roubados. Assim, é possível até mesmo aumentar a margem de lucro por haver menos necessidade de reposição.

Para conseguir reduzir perdas, é importante adotar práticas de armazenamento adequadas para prevenir danos e deterioração dos produtos. Treinar a equipe e implementar medidas de segurança também são medidas que podem ajudar nesse processo.

7. Implemente auditorias frequentes

Por fim, vale a pena implementar auditorias frequentes no e-commerce. Elas ajudam a identificar e corrigir discrepâncias entre os registros de estoque e o armazenamento físico. O processo também permite detectar e corrigir erros na entrada de dados, na contagem de produtos e em outras áreas.

Ademais, as auditorias asseguram que a empresa esteja em conformidade com as regulamentações fiscais e legais. Elas ainda podem ser interessantes para o planejamento, gerando dados para contribuir com a tomada de decisão.

Aqui, vale destacar que existem diversos tipos de auditorias — tanto internas quanto externas. No caso das internas, é importante ter um calendário de execução para que elas aconteçam regularmente.

Como você acompanhou, ter um bom controle de estoque é um dos pilares para a administração de um e-commerce. Assim, colocando essas 7 dicas em prática, é possível levar a gestão para um novo patamar de eficiência.

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