3 Ideias de negócios que podem servir de inspiração para sua empresa em 2022!

4 janeiro 2022

Pensar em novas ideias de negócios é interessante para manter sua empresa atualizada e competitiva no mercado, concorda? Por isso, é importante se dedicar a acompanhar as principais tendências — nacionais e internacionais — para os próximos anos.

Com esse objetivo em mente, não há como fugir da influência que a internet e as inovações tecnológicas em geral desempenham no cenário econômico. Assim, explorar as oportunidades que esse meio apresenta pode ser um diferencial para o crescimento da sua empresa no futuro.

Quer saber mais? Acompanhe a leitura para conhecer e se inspirar com 3 ideias de negócios para 2022!

A importância da inovação em 2022

Com os desafios que todo o mercado enfrentou em 2020 e 2021, ficou claro que há pouco espaço para empresas que não estão dispostas a inovar. Por esse motivo, além de realizar planejamentos com os objetivos a atingir, é necessário manter sua companhia flexível e aberta a novas oportunidades.

Esses aspectos têm sido potencializados com a expansão da tecnologia. Isso é perceptível a partir do entendimento sobre como ela está presente em ambientes corporativos — além do crescimento exponencial de empresas nesse mercado.

Todavia, vale ressaltar que pensar em novas ideias de negócios não significa apenas tornar sua empresa mais digital. As mudanças também consistem na busca por novas soluções e abordagens para conquistar e fidelizar clientes.

Nesse sentido, a experiência do consumidor deve ser um dos aspectos centrais na sua estratégia para o próximo ano. Afinal, tem ficado cada vez mais claro que os clientes não estão mais satisfeitos com tratamentos genéricos.

3 Ideias de negócios inspiradoras para aplicar em 2022

Como você entendeu, pensar em novos negócios significa manter sua empresa competitiva no mercado. Portanto, é interessante conhecer ideias inspiradoras que podem ser adaptadas para a realidade da sua empresa em 2022.

Conheça 3 delas a seguir!

1. Infoprodutos e materiais educativos

O mercado digital vem apresentando crescimento significativo com o avanço da tecnologia. Além do acesso cada vez mais facilitado — o que aumenta o número de usuários online —, as redes sociais vêm se tornando mais empresariais.

Por isso, muitas empresas têm visto a internet não apenas como um ambiente para expor sua marca, mas também como um espaço para encontrar novas fontes de receita. Uma das principais alternativas é por meio de produtos digitais — os infoprodutos.

Eles consistem em materiais de conteúdo distribuídos para o público em um formato totalmente digital. As peças mais comuns de infoprodutos estão no campo da educação, como e-books, cursos online ou templates de ferramentas.

A comercialização desses produtos pode ser tanto paga quanto gratuita. Quando são distribuídos sem custos para os consumidores, o objetivo é trazê-los para a sua base de leads e, futuramente, transformá-los em clientes.

Assim, é possível selecionar um nicho no qual sua empresa tem expertise e encontrar um infoproduto para lançar. Caso você tenha um e-commerce, por exemplo, é possível lançar um e-book gratuito com dicas de segurança em compras virtuais para consumidores.

Desse modo, sua empresa pode se posicionar como uma autoridade na sua área de atuação e passar uma imagem confiável para os clientes. Com isso, as chances deles se lembrarem de sua marca ao pesquisarem sobre um produto aumentam consideravelmente.

2. Alternativas de personalização 

A personalização é outro aspecto cada vez mais valorizado no mercado. Afinal, muitos clientes gostam de se sentirem únicos ao comprar e usar produtos que, de fato, têm a sua cara e foram pensados para eles.

Assim, uma alternativa para 2022 é desenvolver estratégias para personalizar os produtos e serviços que você comercializa. Essa inovação, além de ter potencial de aumentar sua base de clientes, pode fazer com que eles se tornem recorrentes.

Um exemplo de personalização é para e-commerces no ramo de moda. Os empreendedores desse setor podem ter um espaço de criação em seus sites. Desse modo, os clientes podem inventar as próprias estampas e comprar esses produtos diretamente de sua loja.

A personalização também pode ser interessante para empresas que ofereçam serviços. Por exemplo, um negócio pode permitir que os clientes montem os próprios pacotes que contratarão, ao invés de oferecer um serviço padrão para todos.

Todavia, vale ressaltar que a personalização não é relativa apenas aos produtos que você oferece. Ela diz respeito ao seu vínculo com o consumidor — desde o estágio de lead até se tornar um cliente. Por isso, a experiência do cliente é importante durante toda a jornada.

Além disso, a pesquisa Global Consumer Pulse, da Accenture, mostrou que 65% dos consumidores estão dispostos a fazer negócios com empresas que consigam oferecer uma experiência personalizada. Dessa maneira, a ideia se apresenta como uma oportunidade a ser explorada.

3. Clubes de assinatura

Somando-se às opções que você viu acima, os clubes de assinatura são outro mercado em crescimento no Brasil e no mundo. Embora tenham ficado mais famosos no mercado da literatura e das bebidas, essa estratégia tem se tornado mais recorrente em outros nichos.

De acordo com a pesquisa realizada pela Betalabs, houve um crescimento de 15% no mercado de clubes de assinatura no país só no início de 2021. Isso significa que a área tem conseguido ganhar espaço e pode ser uma alternativa para sua empresa em 2022.

Com esse tipo de clube, os clientes realizam um plano de assinatura e recebem um kit regularmente. Um ponto interessante aqui está na previsibilidade de retorno.

Ou seja, ao conquistar assinantes, há uma projeção mais clara sobre o capital que pode entrar no caixa da sua empresa no médio e longo prazo — o que pode otimizar o planejamento financeiro.

Saiba como implementar essas inovações

Você acabou de conhecer 3 ideias de novos negócios — mas como aplicá-las? O primeiro passo é entender quais opções estão mais alinhadas com a realidade da sua empresa. Embora apresentem características interessantes, investir em todas de uma só vez pode não ser a melhor opção.

Desse modo, é importante fazer projeções de mercado para visualizar as vantagens e montar um planejamento. Além disso, você pode trazer sua equipe para auxiliar no processo decisório. Esse diálogo é capaz de fornecer insights sobre quais caminhos seguir em 2022.

Como vimos, existem diversas ideias de negócios a serem exploradas no próximo ano. Por isso, é essencial conhecê-las para que você possa entender em quais alternativas vale a pena investir visando o crescimento da sua empresa.

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