Entenda como definir seus indicadores de desempenho financeiro

29 octubre 2018
(Português do Brasil) Você sabe como definir os indicadores de desempenho do seu negócio? Então, não deixe de conferir o nosso novo artigo para saber mais sobre assunto!

Você sabe analisar os indicadores de desempenho da sua empresa? Alguns empresários falham muito nesse processo, o que pode prejudicar severamente a lucratividade do negócio, bem como a sua continuidade.

Uma das formas de medir os resultados no departamento financeiro é a metodologia OKR, que é a sigla para abreviar o termo Objecties And Key Results que, traduzindo para o português significa: objetivos e resultados-chave.

No artigo de hoje, mostraremos o funcionamento dessa metodologia e como ela pode contribuir para o crescimento do seu negócio. Confira!

O que é a metodologia OKR?

A metodologia OKR ficou muito conhecida por ser utilizada por empresários do Vale do Silício, e foi amplamente divulgada quando a empresa Google a utilizou como metodologia para a fixação de metas para a companhia.

A ferramenta tem a função de criar objetivos e, consequentemente, ajudar a empresa a alcançá-los. Ela pode ser definida como um modelo de gestão ágil que tem foco em resultados. As metas traçadas a partir dessa metodologia, geralmente, geram um altíssimo grau de entusiasmo entre os colaboradores, que trabalham com mais ânimo para conseguir atingi-las.

Como os OKRs são frequentemente definidos, a metodologia permite a criação de uma série de indicadores de desempenho financeiro que podem ser utilizados na tomada de decisões gerenciais importantes para o negócio.

É um processo simples e de cadência rápida, que envolve a perspectiva e a criatividade de cada área da empresa. Entretanto, pensando na realidade do setor financeiro, os resultados podem ser ainda mais potencializados. Continue a leitura e saiba como isso ocorre e de que forma o conceito de definição de metas pode ser implantado em sua companhia.

Como utilizar o OKR para a definição de metas no departamento financeiro?

Agora, vamos transportar esse conceito para a área financeira do negócio. Para isso, mostraremos algumas práticas que você deve seguir para conseguir implantar o OKR nesse setor da sua empresa.

Análise da realidade do setor

Antes de qualquer coisa, você precisa conhecer as reais necessidades do setor financeiro da sua empresa. Afinal, não adianta fixar metas utilizando essa metodologia sem saber, exatamente, em que ponto você quer chegar.

Por isso, a análise da realidade desse departamento é extremamente importante. Além disso, por meio dessa verificação será possível traçar metas possíveis de ser alcançar e, principalmente, que fiquem claras na mente dos seus colaboradores.

Definição de indicadores de desempenho financeiro

A definição de indicadores de desempenho financeiro será o mapa da metodologia OKR. Eles mostrarão a você os rumos que as metas estão seguindo e, por meio dessa avaliação, será possível verificar se elas estão levando a sua empresa para o caminho certo.

Essa definição vai levar em consideração o seu lucro bruto, a sua rentabilidade e os custos fixos e variáveis. Analisando cada um desses cenários, será possível acompanhar o andamento das suas metas estabelecer um melhor controle financeiro.

Definição de critérios de sucesso

Outro passo importante para a implantação do sistema OKR em sua empesa é a definição de critérios de sucesso. Eles serão fixados de acordo com a realidade do seu negócio e servirão como um termômetro para saber se a estratégia está funcionando.

Essa definição é mais genérica e não pode ser confundida com a análise de indicadores de desempenho financeiro. Nesse caso, poderão ser definidos como critérios de sucesso da OKR: redução do tempo de recebimento de clientes, diminuição do pagamento de juros em x%, entre outros.

Estabelecimento de prazos

A definição de prazos também é muito importante para essa estratégia, já que o ser humano tende a trabalhar com mais concentração quando um projeto tem uma data definida para ser realizado. Assim, seus colaboradores vão trabalhar mais focados e direcionados para atingir o objetivo que foi previamente definido.

Em muitos casos o vencimento dos prazos estabelecidos não faz com que determinada meta seja cumprida. Ele servirá como uma referência. Se a data limite expirar e o objetivo não for alcançado, deverá ser feita uma análise de tempo para que, então, seja definido um novo período, de acordo com a nova realidade.

O que jamais pode ser feito é tentar pular etapas para atingir uma meta apenas para atender aos requisitos da metodologia OKR. A ferramenta visa o cumprimento de metas com excelência, portanto, tudo deve ser feito de forma correta e em perfeita harmonia.

Publicidade da estratégia OKR

Outro critério muito importante é a publicidade interna do OKR: todos os colaboradores do departamento precisam estar alinhados com os objetivos que a empresa pretende atingir, bem como, com a atividade individual que devem realizar.

Essa também é uma excelente estratégia para unir todos os funcionários de um setor da empresa em prol de um objetivo maior. A união da equipe não é um benefício direto do OKR, mas acaba proporcionando esse vínculo entre as pessoas que atuam nele, o que é extremamente saudável para a companhia e, principalmente, para as pessoas que trabalham nela.

Acompanhamento de resultados

Por fim, com a criação de uma rotina de acompanhamento de resultados será possível encontrar possíveis problemas que podem impedir o setor de atingir os seus objetivos.

Encontrando esses gargalos, você terá mais facilidade para eliminá-los antes que eles provoquem resultados catastróficos na gestão financeira e na operacionalização do departamento.

Outra estratégia que pode ajudar ainda mais a aplicação do OKR e da análise de indicadores de desempenho financeiro é a utilização de um sistema de automatização de recebíveis. Afirmamos isso por dois motivos simples:

Como você pode perceber, a análise de indicadores de desempenho financeiro vai impactar diretamente nos resultados das metas fixadas pela metodologia OKR. Mas, para que essa estratégia atinja o objetivo esperado, é importante realizar o acompanhamento constante das ações!

E aí, gostou deste artigo e quer continuar aprendendo sobre soluções para o departamento financeiro da sua empresa? Então, aproveite para ler este artigo e saiba como a automação torna a gestão de recebíveis mais eficaz!

Categorias

Boletín informativo
Los medios de pago evolucionan cada día, nuestra solución también.