Ao utilizar esse per\u00edodo de reflex\u00e3o, voc\u00ea pode entender a realidade da sua empresa e tra\u00e7ar as metas para o pr\u00f3ximo ano. Contudo, muitos empreendedores n\u00e3o sabem que \u00e9 poss\u00edvel aproveitar os momentos p\u00f3s-confraterniza\u00e7\u00f5es para dar in\u00edcio a esse processo.<\/p>\n\n\n\n
Quer entender como montar um planejamento empresarial ap\u00f3s as festas de fim de ano e preparar sua empresa para os pr\u00f3ximos meses? Ent\u00e3o acompanhe a leitura!<\/p>\n\n\n\n
A organiza\u00e7\u00e3o \u00e9 uma das chaves para o crescimento de uma empresa \u2014 independentemente de seu porte ou nicho de atua\u00e7\u00e3o. A partir dela, a companhia pode estruturar seu desenvolvimento de maneira mais sustent\u00e1vel e diminuir os eventuais riscos.<\/p>\n\n\n\n
Por isso, \u00e9 interessante usar o final do ano para definir tal planejamento. Assim, sua equipe pode voltar \u00e0 rotina em janeiro j\u00e1 com as novas estrat\u00e9gias preparadas \u2014 prontas para serem executadas. Al\u00e9m disso, essa etapa serve como base para todas as a\u00e7\u00f5es da empresa no decorrer do ano.<\/p>\n\n\n\n
Outro aspecto interessante desse planejamento \u00e9 permitir uma melhor compreens\u00e3o sobre a realidade de momento da organiza\u00e7\u00e3o. Logo, ele possibilita que os gestores tenham uma melhor vis\u00e3o sobre os n\u00fameros e o potencial que a empresa pode alcan\u00e7ar.<\/p>\n\n\n\n
Como voc\u00ea viu, contar com um planejamento financeiro \u00e9 importante para definir estrat\u00e9gias para o pr\u00f3ximo ano da sua empresa. Mas voc\u00ea sabe o que levar em considera\u00e7\u00e3o para estrutur\u00e1-lo?<\/p>\n\n\n\n
Confira os principais aspectos!<\/p>\n\n\n\n
Para iniciar o seu planejamento para o pr\u00f3ximo ano, \u00e9 muito importante fazer uma reflex\u00e3o sobre o que foi atingido, concorda? Ent\u00e3o vale a pena avaliar resultados ap\u00f3s as festas de fim de ano. A partir desse entendimento voc\u00ea ter\u00e1 uma maior clareza em rela\u00e7\u00e3o a situa\u00e7\u00e3o da sua empresa.<\/p>\n\n\n\n
Desse modo, \u00e9 interessante fazer uma retrospectiva completa sobre os desafios que sua organiza\u00e7\u00e3o superou durante o per\u00edodo. Al\u00e9m disso, busque identificar os principais pontos fortes e quais \u00e1reas precisam de mais aten\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
Vale ter aten\u00e7\u00e3o para conduzir uma avalia\u00e7\u00e3o que n\u00e3o seja focada apenas nos n\u00fameros. Afinal, caso eles sejam avaliados sem um contexto por tr\u00e1s, podem n\u00e3o trazer indica\u00e7\u00f5es corretas sobre o porqu\u00ea de terem sido alcan\u00e7ados.<\/p>\n\n\n\n
Outro ponto importante para o planejamento no fim de ano \u00e9 buscar feedbacks dos clientes e demais parceiros do neg\u00f3cio. Como eles s\u00e3o diretamente impactados pelos produtos e servi\u00e7os de sua empresa, os insights que fornecem podem ser valiosos para o seu pr\u00f3ximo ano.<\/p>\n\n\n\n
Assim, \u00e9 fundamental saber como est\u00e1 o relacionamento. Esse \u00e9 um aspecto que deve se somar aos n\u00fameros e as m\u00e9tricas que voc\u00ea avaliou no item acima.<\/p>\n\n\n\n
Desse modo, voc\u00ea pode encerrar o ano com uma melhor compreens\u00e3o sobre quem s\u00e3o os clientes. Esses dados ser\u00e3o importantes para, eventualmente, criar novas personas para o neg\u00f3cio ou tra\u00e7ar estrat\u00e9gia com maior potencial de efici\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n
Um ponto vantajoso desse feedback est\u00e1 na diversidade de formas com as quais ele pode ser aplicado. Caso voc\u00ea tenha uma estrutura f\u00edsica, por exemplo, \u00e9 poss\u00edvel realizar pesquisas de satisfa\u00e7\u00e3o durante os atendimentos<\/a>.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m disso, a tecnologia fornece meios que podem ser utilizados para tal fim. Uma das op\u00e7\u00f5es digitais \u00e9 por meio de question\u00e1rios enviados por e-mail. O benef\u00edcio dessas ferramentas est\u00e1 no fato de que podem gerar relat\u00f3rios<\/a> em tempo real \u2014 fazendo sua empresa ganhar tempo.<\/p>\n\n\n\n Al\u00e9m de compreender os seus clientes, vale entender a realidade do neg\u00f3cio sob a \u00f3tica dos colaboradores. Afinal, eles est\u00e3o presentes no cotidiano da empresa e s\u00e3o os respons\u00e1veis por executar o planejamento.<\/p>\n\n\n\n O per\u00edodo de fim de ano, inclusive, \u00e9 prop\u00edcio para conhecer esse aspecto. Assim, \u00e9 poss\u00edvel realizar encontros com o time ou, tal qual com os clientes, conduzir pesquisas para analisar como est\u00e1 a percep\u00e7\u00e3o dos funcion\u00e1rios quanto ao clima organizacional.<\/p>\n\n\n\n A partir desse entendimento, ser\u00e1 mais f\u00e1cil buscar otimiza\u00e7\u00f5es nos fluxos de trabalho di\u00e1rio no pr\u00f3ximo ano. Al\u00e9m disso, os gestores tamb\u00e9m ser\u00e3o capazes de desenvolver estrat\u00e9gias para manter a motiva\u00e7\u00e3o da equipe elevada.<\/p>\n\n\n\n Como voc\u00ea viu no primeiro ponto dessa lista, os n\u00fameros n\u00e3o devem ser analisados de maneira fria. Por isso, pode ser ben\u00e9fico para a sua empresa fazer proje\u00e7\u00f5es de tend\u00eancias<\/a> do mercado e do cen\u00e1rio econ\u00f4mico para os pr\u00f3ximos anos.<\/p>\n\n\n\n Com esse entendimento sobre os rumos que o mercado pode seguir, sua companhia se torna mais propensa a aproveitar novas oportunidades. Desse modo, \u00e9 poss\u00edvel expandir o potencial de faturamento e explorar novos nichos, servi\u00e7os e produtos.<\/p>\n\n\n\n Por fim, o momento depois das festas de fim de ano tamb\u00e9m \u00e9 uma oportunidade para definir metas. Nesse aspecto, \u00e9 essencial que suas metas sejam realistas e estejam alinhadas com os objetivos da empresa.<\/p>\n\n\n\n Uma alternativa interessante para elas \u00e9 usar a estrat\u00e9gia SMART. Voc\u00ea a conhece? Al\u00e9m de ser uma palavra em ingl\u00eas cuja tradu\u00e7\u00e3o \u00e9 \u201cinteligente\u201d, ela tamb\u00e9m \u00e9 uma sigla. Esse conceito surge a partir da jun\u00e7\u00e3o dos termos specific, measurable, attainable, relevant e timely.<\/p>\n\n\n\n Em portugu\u00eas, os conceitos s\u00e3o: espec\u00edfico, mensur\u00e1vel, ating\u00edvel, relevante e com prazo. Assim, no momento de planejar as metas financeiras e empresariais para o pr\u00f3ximo ano, fa\u00e7a com que elas se encaixem nesses cinco indicadores.<\/p>\n\n\n\n Toda empresa precisa dar aten\u00e7\u00e3o especial ao aspecto mensur\u00e1vel. \u00c9 necess\u00e1rio conhecer as m\u00e9tricas<\/a> que ser\u00e3o utilizadas para avaliar o ano que passou e acompanhar a realiza\u00e7\u00e3o das novas metas.<\/p>\n\n\n\n Como voc\u00ea entendeu, o planejamento empresarial \u00e9 um elemento de muita relev\u00e2ncia para o crescimento de um neg\u00f3cio. Portanto, \u00e9 importante se dedicar a essa tem\u00e1tica \u2014 aproveitando o per\u00edodo das festas de fim de ano.<\/p>\n\n\n\n Para aumentar a efici\u00eancia do seu planejamento, vale a pena conhecer os principais erros para evitar comet\u00ea-los. Um dos principais \u00e9 n\u00e3o estudar sobre o mercado em que atua. Dessa maneira, suas a\u00e7\u00f5es podem destoar das expectativas dos consumidores e resultar em uma m\u00e1 performance.<\/p>\n\n\n\n Outro equ\u00edvoco comum \u00e9 adaptar planos j\u00e1 existentes. Esse tipo de planejamento, muitas vezes, desconsidera as particularidades atuais do seu neg\u00f3cio e, consequentemente, apresentam menores chances de serem efetivos.<\/p>\n\n\n\n Sem d\u00favida as festas de fim ano s\u00e3o um per\u00edodo interessante para iniciar o planejamento de a\u00e7\u00f5es para a pr\u00f3xima temporada. Por isso, \u00e9 necess\u00e1rio saber o que deve ser levado em considera\u00e7\u00e3o para estruturar essa estrat\u00e9gia, concorda?<\/p>\n\n\n\n Precisa de suporte para sua gest\u00e3o financeira? Conhe\u00e7a a <\/a>Equals!<\/strong><\/a><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Para elevar as chances de sucesso da sua empresa no mercado a longo prazo \u00e9 fundamental contar com um planejamento claro, n\u00e3o \u00e9 mesmo? Por isso, ap\u00f3s as festas de fim de ano, j\u00e1 \u00e9 interessante come\u00e7ar a projetar os pr\u00f3ximos passos do seu neg\u00f3cio. Ao utilizar esse per\u00edodo de reflex\u00e3o, voc\u00ea pode entender a […]<\/p>\n","protected":false},"author":29,"featured_media":4106,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"footnotes":""},"categories":[42,31,47,39,46,45,2,3,41],"tags":[180,181,182,177,178],"yoast_head":"\nEntender as necessidades da equipe<\/h3>\n\n\n\n
Fazer proje\u00e7\u00f5es de mercado para os pr\u00f3ximos anos<\/h3>\n\n\n\n
Definir as metas que deseja atingir<\/h3>\n\n\n\n
Quais erros devem ser evitados no final do ano?<\/h2>\n\n\n\n